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Mercado e Vendas | CONSUMO
Negócios de alimentação fora do lar podem investir nas marmitas

As marmitas podem ser uma inovação para manter e também aumentar as vendas.

· 17/06/2022 · Atualizado em 07/07/2022
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Os negócios de alimentação fora do lar foram especialmente impactados pela crise causada pelo coronavírus, que afastou as pessoas das ruas e provocou queda no consumo. Diante desse cenário de isolamento social, donos de bares e restaurantes precisam pensar em alternativas para manter as vendas.

Muitas empresas do ramo estão investindo em serviços de delivery divulgação reforçada na internet. Mas existe outra solução que pode se agregar a essas ações. Trata-se da produção de marmitas.

Antes da pandemia se instalar, a procura por esse tipo de refeição estava em alta. Agora que as pessoas estão impossibilitadas de ir a restaurantes e muitas vezes não encontram tempo para cozinhar ou mesmo não se sentem à vontade nessa atividade, investir nas marmitas pode ser uma boa opção para você, que trabalha na área.

Ofereça produtos e serviços customizados, buscando atender às necessidades (e restrições) alimentares do público, ou seja, dê opções de refeições que agradem diferentes paladares. Os consumidores que buscam marmitas deparam-se com uma ampla oferta de produtos, e o seu negócio deve justamente explorar as características de cada público para contemplá-lo. Veja a seguir algumas ideias.

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Deseja apostar na personalização?

Se você busca diferenciar o seu negócio adotando o viés da personalização dos pratos, certifique-se de que há público para consumir, já que a customização agrega valor ao produto e faz com que a sua produção seja menos escalável. Quem busca por um nicho sabe que vai encontrar diferenciais que podem ser mais caros que os oferecidos em larga escala.

Deseja oferecer um cardápio clássico?

Seu negócio pode adotar uma linha mais conservadora e oferecer refeições convencionais, que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Os pratos tradicionais (como arroz, feijão, carne e fritas) podem agradar muitos consumidores e custar menos para serem preparados. Com isso, podem ser oferecidos preços mais baixos e competitivos.

Deseja seguir a linha mais saudável?

Outro modelo de negócio que pode ser adotado consiste na oferta de refeições balanceadas, com saladas, proteínas e alimentos com baixo teor de gordura. As marmitas mais leves costumam agradar quem deseja manter uma alimentação regrada, com garantia de um preparo criterioso. Para os consumidores que adotam uma alimentação balanceada e não abrem mão da praticidade das marmitas, a opção pelas refeições fitness é uma alternativa para garantir a manutenção da dieta.

Deseja investir em refeições destinadas aos que têm restrição alimentar?

Muitas pessoas apresentam restrição a alguns tipos de alimentos (como o glúten e a lactose) e devem ter cuidado redobrado na hora de preparar/consumir as refeições. Por contarem com poucas opções, os consumidores com algum tipo de intolerância tendem a consumir o que é feito e pensado especialmente para eles. No entanto, esse tipo de alimentação é limitada e cara. Surge aí um nicho a ser explorado pelos empreendedores, que podem ofertar pratos saborosos e acessíveis para esse público.

Deseja atender o público vegano?

As opções de alimentos veganos são cada vez mais comuns nos cardápios dos restaurantes. Por isso, você deve pensar em contemplar opções vegetarianas e/ou veganas para atender o público interessado. Caso o seu empreendimento seja voltado apenas para esse público, é possível ampliar a oferta.

Que fazer refeições temáticas?

Cardápio árabe, italiano, japonês, mexicano. As marmitas podem contemplar também refeições temáticas, conforme a preferência dos clientes. Aos amantes da culinária estrangeira, é importante oferecer opções saborosas e frescas, que preservem a identidade do país representado e tenham a mesma praticidade das marmitas convencionais. É claro, com um toque a mais.

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