this is an h1

this is an h2

Fri Sep 23 17:12:16 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Negócios inovadores: é preciso reimaginar o futuro

Exercitar o pensamento futuro transforma o planejamento da empresa e o relacionamento com o cliente.

· 05/08/2022 · Atualizado em 23/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Poucos empreendedores estão construindo negócios verdadeiramente inovadores, portanto se eu quiser criar algo novo, preciso ser inspirado por aqueles que estão construindo novos mundos”. A afirmação é do empreendedor Marco Fisbhen, CEO da Descomplica considerada uma das 10 empresas mais inovadoras da América Latina, de acordo com a Fast Company e reforça a importante relação entre sonhar e imaginar o futuro.

O que move os empreendedores para o sucesso é a realização de um sonho, e sonhos estão relacionados à capacidade que as pessoas possuem de imaginar o futuro e construir um modelo de negócios para alcançá-lo. Portanto, inovação, futuro e sucesso caminham juntos e estão intimamente relacionados no mundo dos negócios: um empreendedor inovador tem o seu pensamento voltado ao futuro, preparando-se para ele, antecipando-se às possíveis crises, conhecendo o seu público-alvo e visando a entregar as melhores soluções para as necessidades dos clientes.

A inovação é um processo que exige iniciativa, imaginação e preparação, o que requer conhecimento do que se pretende fazer, disposição para dar forma à ideia e constância de propósitos para não perder o ritmo da construção do novo empreendimento. Nesse sentido, ter uma ideia é muito importante, mas é preciso planejar, ter projeto e colocá-lo em ação.

Para imaginar o futuro e planejá-lo, é importante ter conhecimento das tendências do mercado e do mundo dos negócios. Em plena Era Digital, por exemplo, é praticamente impossível pensar um negócio sem levar em consideração a globalização da tecnologia de informação, o desenvolvimento sustentável, as políticas globais, o crescimento populacional e a utilização de recursos. A inclusão, a diversidade e a entrega de valor para o cliente também são temas que provocam o planejamento de estratégias das empresas para se posicionarem no mercado. Esses são alguns dos desafios que precisam ser compreendidos para poder prever novos cenários, os quais precisam ser considerados nos projetos e nas estratégias dos empreendedores. E mais: é preciso pensar em soluções não só para o curto e médio prazos, mas também para um futuro mais distante do que daqui a apenas cinco anos.

Outro fator que precisa ser observado pelo empreendedor inovador é que, com a pandemia, muitas incertezas vieram à tona, mas elas não devem ser mais do que provocações, ou seja, não é possível ficar paralisado diante delas. Pelo contrário, é o momento de o empreendedor buscar as parcerias certas para construir o futuro da sua empresa, com capacitação pessoal, profissional e ferramental. 

O Sebrae, inclusive, tem sido um importante apoiador no desenvolvimento de negócios inovadores e, além de oferecer consultorias e conteúdos (artigos, vídeos, entre outros), você pode fazer diversos cursos, entre eles Como desenvolver produtos e modelos de negócios inovadores.

Enfim, reimaginar o futuro é pensar em modelos de negócios inovadores que entreguem novos valores para os clientes. Investir em novas tecnologias pensando apenas no lucro e no crescimento no mercado, sem considerar os novos modelos de comportamento de consumo (e do consumidor), sem se qualificar e sem pensar em um mundo em transformação, não é mais possível. Uma das premissas da inovação é a colaboração, a parceria. E o Sebrae está pronto para caminhar ao seu lado rumo a este novo futuro que já começou.

Saiba mais:

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?