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Thu Apr 20 14:14:41 BRT 2023
Inovação | CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO
Novas oportunidades no segmento de beleza

Horários alternativos de atendimento, público masculino e maquiagem para diversos tipos de cor de pele são algumas oportunidades de inovação.

· Atualizado em 20/04/2023
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Implementar inovações no negócio é a missão de todo empresário do segmento de beleza que deseja ter um bom desempenho no mercado.

Reinvente os horários

A criação de horários alternativos para atendimento estético, como aos domingos, nos feriados ou mesmo antes e depois do horário comercial, pode ser uma excelente opção para esses empreendimentos. 

Isso não significa necessariamente uma obrigação de estender o horário de funcionamento. É importante entender se há essa necessidade por parte dos clientes-alvo da empresa, e se a empresa pode adotar esses horários como um diferencial para conquistar esses clientes.

Público masculino

Desenvolver momentos exclusivos para o atendimento aos homens é outra boa alternativa para potencializar os lucros do salão. Eles ainda têm um pouco de vergonha de serem vistos nesses espaços.

Outra opção é desenvolver um modelo de negócio totalmente voltado para o público masculino, criando um ambiente focado em atrair e reter esse público.

Bebidas à venda para consumo no local e jogos como sinuca e fliperama, são exemplos de amenidades que costumam agregar valor à experiência de ir ao salão de beleza em busca de cuidados estéticos, além de aumentar o ticket médio dos clientes.

Combos de serviços e dias especiais

Combos que reúnam unha, cabelo e maquiagem são boas opções para atrair as clientes e aumentar o giro do negócio. Outra opção é agregar serviços, como massagens, spa de pés, ampliando o tempo que o consumidor passa no salão e está propenso a consumir mais.

Já aos domingos, muitos salões têm aberto as portas para um serviço em especial: o happy hour feminino. Esse evento acontece normalmente, nas tardes de domingo e reúne mulheres para um momento marcado por conversa, comes e bebes, troca de experiências sobre moda e beleza, cursos de automaquiagem e até massagem.

A ideia é boa, porque abre novas oportunidades de atendimento, além de potencializar a venda de produtos de cabelo e maquiagem.

Outra possibilidade são os dias da noiva. O salão pode criar pacotes especiais para essas datas, buscar parcerias com fotógrafos e buffets, para criar uma experiência completa para as noivas, e até mesmo suas madrinhas, que por vezes as acompanham e fazem também os procedimentos de beleza.

O ticket médio das noivas costumam ser alto, principalmente as que querem fazer desse momento uma experiência memorável e ainda levam suas madrinhas junto, no entanto o salão precisa dispor de um ambiente exclusivo para elas.

Inove hoje e sempre

Valorização da diversidade étnica

A cultura de aceitação da beleza natural provoca o crescimento dos serviços que destaquem as características raciais, adaptem-se às suas necessidades e valorizem a diversidade étnica.

Garantir o atendimento desses públicos é uma boa possibilidade de aumentar os lucros e oferecer um serviço especializado, além de fidelizar um nicho. Pense também em inovar, indo além do cabelo e oferecendo serviços de limpeza de pele e maquiagem étnicos.

Relacionamento

Relacionamento é um importante elemento para manter consumidores. Mas, para isso, não é necessário investir muitos recursos financeiros. Com iniciativas simples, é possível dialogar com clientes e obter bons resultados.

O seu salão já tem contas ativas em redes sociais? Você coleta e utiliza dados dos consumidores para melhorar o relacionamento e aumentar a recorrência? Com a internet, ficou muito mais fácil e barato fazer a divulgação, mas é preciso antes ter os dados em mãos.

Ambiente atraente e seguro

O ambiente do salão deve ser atraente e inovador. Aspectos como conforto, acessibilidade e funcionalidade fazem parte dos requisitos básicos buscados pelos clientes. Beleza também é saúde.

Assim, o salão precisa adotar práticas que garantam a biossegurança dos consumidores e dos colaboradores, além de seguir as normas da vigilância sanitária.

Inove. A inserção da criatividade no dia a dia do salão atrai clientes, leva ao aumento das vendas, traz produtividade, reduz custos, abre mercados e melhora resultados. A dica para inovar é simples: olhe ao seu redor e pense nos aspectos que poderiam ser incrementados com mudanças simples.

Saiba mais, conheça as Tendências e tecnologias para o sucesso das marcas de beleza até 2027.

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