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Thu Jul 28 10:07:49 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
“Novo Normal” aponta caminhos para os profissionais da beleza

As novas tendências e comportamentos dos consumidores abrem oportunidades para os espaços e profissionais de beleza que estão conectados.

· Atualizado em 28/07/2022
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A pandemia do coronavírus mudou hábitos de consumo da clientela dos salões de beleza e clínicas de estética de todo o mundo. 

“Em tempos de crise, há quem chore e há quem venda lenços”, afirma um antigo ditado que se aplica perfeitamente aos profissionais da beleza. 

Para quem cultiva o desenvolvimento constante e aproveita as oportunidades, a pandemia foi um momento desafiante, mas que trouxe grandes aprendizados em inovar e superar as dificuldades e desafios.

Agora, a segurança e a preocupação com bem-estar e saúde são, mais do que nunca, bastante relevantes para todos. Novas tendências e novos nichos de mercado surgiram, a inclusão e respeito à diversidade são cada vez mais considerados, os celulares se multiplicaram e, mais do que antes, todos estão conectados ao mundo digital e às redes sociais.

Diante desse cenário, seguem adiante algumas dicas para os profissionais e espaços de beleza.

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  1. Esteja sempre atento às tendências atuais e futuras

Os clientes estão cada vez mais conectados e atentos às novas tendências. Eles querem e esperam encontrar nos espaços de beleza tudo o que aparece nas redes sociais como Instagram, Facebook e outras. Eles querem os cabelos, unhas e outros tratamentos de beleza que são divulgados por celebridades ou pessoas conhecidas e que estão em alta nas mídias e redes sociais.

Por isso, estar sempre bem informado sobre o que acontece é muito importante. Participar de treinamentos, ir a feiras e eventos de beleza e estar conectado vai fazer com que seu trabalho seja especial e diferenciado. A internet, as publicações especializadas e os eventos selecionados – presenciais ou virtuais – são excelentes alternativas para se manter atualizado.  

Uma excelente opção para você, empreendedor da beleza, é seguir também o @sebrae no Instagram e o Sebrae Beleza no Twitter ou entrar no grupo do SebraeBeleza no Telegram.

  1. Aposte na beleza verde, a “green beauty”

Os produtos botânicos, veganos e orgânicos estão em alta para consumo e tratamentos no salão de beleza. A "beleza verde", em tradução livre, é cada vez mais procurada por pessoas que querem menos componentes químicos agressivos e produtos mais naturais. Pergunte aos seus clientes sobre o que eles gostariam em relação a beleza verde. Faça um teste, ofereça alguns produtos ou serviços em seu espaço de beleza e veja a reação das pessoas ou se surgem novos clientes a procura deles. 

  1. Segmentação: um mercado em alta

A segmentação de mercado abre uma grande oportunidade para os profissionais de beleza,como cabeleireiros, que podem atender a diferentes perfis de pessoas. Muitos salões ganharam fama e clientes, investindo, por exemplo, na especialização em cabelos crespos e encaracolados ou em tranças e penteados étnicos. 

Estude com carinho sua clientela – atual ou potencial. Talvez a segmentação seja o melhor caminho para você ampliar suas atividades.

  1. Parcerias com outros profissionais

Oferecer, sempre com segurança, “pacotes” de serviços pode ser outro diferencial muito importante para você se afirmar no mercado. E o ofício de cabeleireiro abre inúmeras possibilidades de parcerias com outros profissionais, sempre visando à comodidade do cliente. Assim, o penteado ideal pode ser complementado por serviços de profissionais como manicure ou podólogo. Parcerias desse tipo podem duplicar ou triplicar a clientela de cada um dos profissionais envolvidos.

  1. Entre firme no mundo digital

O mundo da comunicação vem passando por transformações profundas há muito tempo. A pandemia causada pelo novo coronavírus acelerou essas mudanças. A comunicação digital ganhou ainda mais força por conta do isolamento social, em detrimento de formas mais tradicionais de se aproximar do cliente, como a distribuição de folhetos. 

Ter um site e marcar presença nas principais redes sociais (Instagram, Facebook ou outras, de acordo com o perfil de sua clientela) são fundamentais nesses novos tempos. Contar com um perfil no Google Maps também amplia sua visibilidade na internet. Ainda que você não tenha um salão e atenda em domicílio, é importante marcar um ponto no Google Maps, mesmo que ele indique sua residência. Isso porque, quando alguém busca um cabeleireiro ou manicure em sua cidade ou bairro, o robô de busca do Google prioriza quem está no Google Maps.

Mas não basta estar nas redes sociais. Você precisa oferecer o conteúdo que o cliente procura para decidir a que profissional vai recorrer. Seu trabalho é essencialmente visual, então apresente sempre uma variedade de fotos com suas produções e vídeos de curta duração (no máximo, dois minutos) mostrando o resultado do seu trabalho, assim como testemunhos de clientes satisfeitos. O compartilhamento dessas imagens será decisivo para o crescimento de seu negócio.

A popularização das lives durante os meses de isolamento social forçado também pode indicar a você novos caminhos. Que tal convidar seus clientes – atuais e potenciais –, assim como seus amigos, para uma live com profissionais sobre as tendências da moda para quem quer penteados inovadores?

O primeiro passo nesse caminho de trocar o choro pela produção de lenços – ou melhor, de penteados – é analisar cuidadosamente o mercado, as possibilidades abertas e o investimento necessário para, assim, formalizar seu negócio. O Sebrae oferece apoio, cursos, material e orientações em todas essas etapas.

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Saiba mais

Quer ser quem “faz a cabeça” de seus clientes? Então, siga esse caminho para montar seu negócio de sucesso:

Leia o artigo Dez fatores-chave para o sucesso de um salão de beleza.

Cabeleireiros e manicures podem ser MEI (Microempreendedores Individuais)?

Saiba como se formalizar.

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