Saiba quem é o copywriter, quais são as suas funções e a importância desse profissional para o varejo on-line.

Você já pensou em produzir para a sua empresa um texto com alto poder de persuasão (convencimento) e que tenha como objetivo vender um produto, mas parou no meio do caminho porque não tem a menor vocação para escrevê-lo? Pois saiba que existe um profissional que pode fazer isso para você ou para a sua empresa de forma eficiente e com a técnica adequada. É o copywriter, um profissional que se utiliza de uma técnica de escrita capaz de converter o texto em venda, ou seja, ele leva o leitor a uma ação em um site: fazer um cadastro para baixar um e-book, receber uma newsletter, comprar um produto, entre outras.
Ele pode criar os textos para anúncios nas redes sociais, produzir artigos, elaborar textos para infográficos, escrever e-mails de um funil de vendas completo, elaborar os textos de uma página de vendas ou captura, criar legendas para redes sociais e tudo o mais que você pensar em relação ao texto persuasivo no marketing digital.
Já percebeu que o copywriter não é um redator qualquer, não é mesmo? Ele produz textos que têm o objetivo de transformar as palavras em lucro, seja em e-mail, anúncios, posts em redes sociais, scripts para vídeos, para citar algumas possibilidades. O copywriter é um dos novos profissionais que atuam no varejo on-line, no chamado marketing digital. Ele se utiliza de gatilhos mentais que despertam o interesse do público-alvo, com o objetivo de gerar o maior número de conversões possível.
Benefícios
Entre os benefícios que o trabalho desse profissional pode trazer para a sua empresa está o de melhorar a qualidade dos textos, tanto pelo impacto que podem causar junto ao seu público-alvo como no que se refere à prevenção de erros gramaticais e de linguagem. Além disso, um texto persuasivo bem escrito consegue tocar na emoção das pessoas e estabelecer laços com os clientes.
Outro benefício é que o copywriter pode gerar o engajamento dos conteúdos, por meio da construção de títulos atraentes e de técnicas de escrita que chamam para a ação (conhecidas como CTA) e de narrativas interessantes (storytelling). E, como era de se esperar, a persuasão do texto vai levar o consumidor a uma tomada de ação imediata.
Cinco pontos importantes sobre a atuação do copywriter
- Produção de conteúdos relevantes e de qualidade para o público-alvo da empresa em todos os canais de comunicação.
- Antes de publicar os conteúdos, pense nos objetivos a serem alcançados. É com base neles que os textos devem ser construídos.
- É preciso acompanhar as métricas e verificar o impacto que os conteúdos estão causando, a fim de realizar os ajustes necessários.
- A linguagem dos textos precisa refletir a cultura e os propósitos da sua empresa e do seu público-alvo.
- A publicação de conteúdos relevantes melhora o posicionamento da sua empresa no Google e a notoriedade on-line.
Então, gostou deste conteúdo? Ele faz parte da série Novos profissionais do varejo on-line que o Sebrae preparou para você. Aproveite também para fazer os nossos cursos, clicando nos links a seguir.
Saiba mais:
Foi um prazer te ajudar :)