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Mercado e Vendas | VENDA
O gatilho mental da urgência

Entenda como utilizar corretamente o gatilho mental da urgência para aumentar suas vendas.

· Atualizado em 27/10/2022
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Os gatilhos mentais são estratégias que induzem de forma direta a nossa tomada de decisão. Saber como utilizar esses gatilhos é uma excelente estratégia para estimular determinados comportamentos nas pessoas e gerar os resultados desejados para melhorar as suas vendas.

Embora existam diversos desses gatilhos, cada um focado em um determinado tipo de resultado, neste artigo inspirado no post do @varejomais.sebrae, falaremos  sobre o gatilho mental da urgência, apresentando pra você de forma simples: o que é, para que serve e como usar de forma correta. Vamos lá? 

O fator tempo é o elemento que impulsiona este tipo de gatilho mental. A dúvida sobre até quando o produto ou serviço poderá ser adquirido desperta a urgência na decisão do consumidor. Dessa maneira, o objetivo do gatilho da urgência é agilizar a compra, uma vez que o tempo do cliente está acabando.

O gatilho da urgência, certamente, é o que mais estimula atitudes inconscientes nos consumidores, pois ele restringe,  devido ao tempo limitado, algo extremamente importante para os humanos - o poder da decisão. A sensação de urgência tira a dúvida do cliente e o faz tomar uma atitude, finalizando sua transação de compra.

Esta estratégia é muito eficaz quando direcionada aos consumidores indecisos, que acessam o produto diversas vezes durante vários dias e continuam inseguros sobre a efetivação da compra. A sensação de urgência tira o cliente da inércia e o faz realizar a compra.

As ofertas precisam ser válidas por um certo período, para aumentar as chances de venda. Dessa forma, o consumidor, com medo de perder a oportunidade, decidirá o mais rápido possível. A estratégia do gatilho de urgência, além de ser bastante persuasiva, precisa ser real. Muitas empresas tentam trabalhar o gatilho da urgência com estratégias de tempo limitado que acabam se prolongando. Isso faz com que a ação caia na descrença.

Os gatilhos mentais apresentam diferentes usos no marketing e podem ser utilizados para outras finalidades além das vendas. É necessário ter objetivos bem claros para saber qual será a melhor ação a ser desenvolvida. Talvez, seu objetivo ao lançar uma campanha ou produzir um determinado conteúdo não seja a venda de produtos, mas sim a captação de leads.

Mesmo que seu objetivo final não seja a venda, as estratégias de envolver o visitante de seu site a partir de ações que trabalham o seu subconsciente são extremamente valiosas. Como sabemos, o gatilho mental da urgência relaciona-se a um prazo que estabelece até quando o produto ou serviço pode ser adquirido ou acessado.

As estratégias de gatilhos mentais devem, portanto, ser adequadas ao público e ao objetivo que você quer atingir. Devem também estar sempre acompanhadas de bons conteúdos. Mas, como os gatilhos da urgência funcionam na prática?

Como toda estratégia de marketing, além de conhecer o funcionamento correto e de que forma ela pode contribuir para o seu negócio, você deve entender as boas e as más práticas. Nesta seção, o artigo apresenta como usar o gatilho mental da urgência de modo a promover os melhores resultados para os seus negócios.

  1. CLAREZA ACIMA DE TUDO

Independentemente do objetivo final da sua estratégia, seja sempre claro nas informações que você comunica ao seu público quando utilizar gatilhos mentais. Ofertas mal explicadas acabam gerando desconfiança. Então, seja claro quanto aos motivos da promoção e, se possível, explique o porquê da limitação de tempo.

  1. HONESTIDADE SEMPRE

Só use o gatilho da urgência se a oferta, desconto, produto, oportunidade estão por tempo limitado. Se esse não for o caso, lance mão de outros gatilhos mentais que podem auxiliar para aumentar sua taxa de conversão.

  1. CAPRICHE NA COMUNICAÇÃO

Seja criativo e envolvente na comunicação. Utilize textos que passem o real sentido de urgência e despertem o interesse do cliente pela compra imediata! Faça uso de boas imagens para despertar ainda mais interesse. Lembre-se que o poder da comunicação visual é sempre mais impactante.

  1. FAÇA USO DE DIVERSOS CANAIS

Adapte a comunicação de acordo com o canal que você irá utilizar para divulgar a estratégia do gatilho. Adequar a forma ao canal é importante para prender a atenção do leitor. 

Utilizando corretamente o gatilho mental da urgência, você consegue atrair mais clientes e vender mais. Mas, atenção! Existe um gatilho mental mais adequado para cada situação. Saiba quando usar cada um e aproveite bem esta estratégia.

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