this is an h1

this is an h2

Mon Mar 27 14:13:44 BRT 2023
Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
O que é um brewpub?

Saiba o que você precisa para começar em um negócio lucrativo e que vem se popularizando no Brasil: o brewpub.

· Atualizado em 27/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Já esteve em um local que serve e produz a sua própria cerveja? Então, provavelmente, você já esteve em um brewpub. O termo é um dos vários que têm sido utilizados para conceituar negócios que se popularizaram com a ascensão da cerveja artesanal, entre eles brewpub, taproom, taphouse e tasting room.

O brewpub se caracteriza por ser uma pequena cervejaria que funciona em um estabelecimento onde também há uma cozinha própria. É o que o diferencia de um taproom, que não possui cozinha. No brewpub, são vendidas e consumidas tanto as cervejas de produção artesanal quanto os pratos elaborados no local.

Essa é uma tendência que vem ganhando muitos adeptos, pois como a cerveja não tem necessidade de pasteurização, é mais saborosa e possui sabor original.

Além disso, o sabor se mantém porque não passa pelas alterações provocadas pelo transporte e variações de temperatura, já que é um tipo de negócio em que não existe necessidade de logística de transporte para entrega.

O grande diferencial é servir a cerveja fresquinha, recém produzida, evitando a deterioração do produto. Por isso, o maior ponto de atenção é decidir a quantidade de produção para escolher o lugar ideal.

Outra característica interessante é que os brewpubs tendem a se estabelecer em áreas comerciais ou residenciais urbanas (é importante ficar atento à lei de zoneamento urbano), criando unidades de produção de cerveja.

Como a produção e o consumo são locais, também não existe a necessidade de investimento em equipe comercial para prospectar pontos de venda e escoar o produto.

Um dos diferenciais desses negócios é a modernidade e o investimento nos serviços, com potencial de promoção de experiências diferenciadas para o público, como a harmonização entre pratos e cervejas.

Investimento

O mercado artesanal se completa com unidades de produção de cervejarias na modalidade de venda direta, que vai se tornando cada vez mais atrativo aos olhos de quem deseja lucrar no segmento.

Esse modelo de negócio possui atrativos quanto ao enquadramento tributário de sua operação. Consequentemente, também é atraente do ponto de vista financeiro, mas é preciso planejar tudo muito bem antes de iniciar o negócio, cujo investimento inicial gira em torno dos R$ 250 mil, necessários para a compra de equipamentos e matéria-prima.

Leve em consideração, também, fatores como a quantidade de bebida produzida, o tipo de produção, a região e a legislação de cada lugar.

Para você ter uma ideia dos equipamentos necessários, relacionamos a seguir alguns que são básicos: caldeira de mostura; caldeira de fervura; moinho; tina de filtro; tanque de glicol; tanque de água quente; misturador de água quente/fria; trocador de calor; plataforma de serviço; aerador de mosto; painel de comando; tanque de pressão e maturação; bomba para trasfega; barris.

Já percebeu que esse tipo de negócio não pode funcionar em um lugar pequeno, não é mesmo? É necessário espaço para os equipamentos e para a matéria-prima utilizados na fabricação da cerveja artesanal.

Capacidade de produção

De acordo com o Portal Sebrae, para a produção própria, boa parte das cervejarias independentes produz até 5 mil litros mensais. Já em relação à capacidade máxima de produção, 37% declararam ser capazes de produzir até 10 mil litros e 14% até 30 mil.

A fim de contribuir para a redução da ociosidade na capacidade instalada, pouco menos da metade (45%) das cervejarias independentes com fabricação própria produz para terceiros. Quanto ao tipo de envase mais comum entre esse perfil de cervejarias, prevalece o barril de inox (64%).

A dica é inovar sempre, capacitar-se e fazer um plano de negócios para ter o sucesso desejável. O Sebrae tem muitos especialistas que podem ajudar a abrir o seu negócio.

Você pode saber mais sobre o mercado cervejeiro Brasil acessando o link para um artigo que o Sebrae selecionou especialmente para quem pensa em trabalhar nesse ramo: Tudo o que você precisa saber sobre o mercado cervejeiro no Brasil.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?