this is an h1

this is an h2

Wed Apr 13 16:09:38 BRT 2022
Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Óculos 3D para vacas darem mais leite. Verdade ou mito?

Pelo mundo, fazendeiros garantem que, apenas com o uso da experiência virtual, vacas conseguiram produzir mais diariamente

· 13/04/2022 · Atualizado em 13/04/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Essa parece “conversa para boi dormir”, mas não é. Já está sendo testada, com sucesso, uma experiência virtual que promete aumentar a produtividade de leite bovino sem a adição de hormônios ou o uso de outros métodos invasivos.

O segredo? Apenas óculos de visão tridimensional (3D), adaptados por veterinários às cabeças de vacas confinadas em estábulo, têm sido capazes de convencê-las de que estão, na verdade, livres, leves e soltas em grandes campos abertos de pastagem, longe de qualquer estresse.

É sabido que, nessas condições, mais à vontade e em seu habitat natural, os animais conseguem produzir mais. E a ilusão criada pelos óculos foi tão real que o resultado foram mais baldes de leite cheios em cada ordenha.

A resposta da experiência tem gerado lucros reais em fazendas de diversos países, como a Rússia. Já um produtor na Turquia registrou um dos resultados mais expressivos: durante um inverno recente, conseguiu aumentar a extração média diária de leite de 22 para 27 litros, sem custos com remédios, alimentação, etc. Ele abriu a carteira, no máximo, para dar carga na bateria do “brinquedinho”, igual você faz com os controles e acessórios do seu videogame.

Ainda não há relatos sobre o uso do “truque” da visão virtual com outras espécies. E você, pecuarista brasileiro, estaria disposto a testar a validade dessa experiência? Por curiosidade ou como uma aposta concreta, você estaria disposto a ser pioneiro da tendência aqui no Brasil e comprar, hoje mesmo, alguns óculos virtuais para testá-los em animais do seu rebanho?

  • Você sabe qual é a estrutura física mínima para uma usina de beneficiamento de leite, considerando a agroindústria familiar? Conheça nesta cartilha divulgada pelo Sebrae e produzida pelo Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, com informações fornecidas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR).

Quer mais informações sobre o empreendedorismo no setor pecuário? Participe do nosso grupo do Telegram. 

Sebrae Pecuária (corte e leite)

Conteúdos exclusivos sobre o segmento de pecuária (corte e leite). Conecte-se a ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?