this is an h1

this is an h2

Tue Oct 04 20:38:40 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Oportunidades e dicas para o segmento de minimercados

Atendimento personalizado, comodidade e possibilidade de encontrar produtos diferenciados são os principais atrativos para a clientela.

· Atualizado em 04/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O cenário atual fortalece os pequenos empreendimentos varejistas. As famílias têm diversificado os locais de compra, com preferência para estabelecimentos próximos às suas residência. Essa tendência é bastante favorável para os minimercados e mercearias.

Para atender às demandas dos consumidores, é preciso que esse segmento esteja sempre atualizado com as necessidades dos clientes, levando em consideração o mix de produtos e o preço oferecido.

Confira a seguir informações sobre o perfil dos minimercados e algumas dicas para satisfazer a preferência da clientela, garantindo a fidelização e o posicionamento competitivo no mercado.

FAVORITAR
Botão favoritar
Perfil

Uma parcela significativa dos clientes tem preferido realizar suas compras nos minimercados. Algumas das principais razões são:

  • Maior comodidade, pois, muitas vezes, o estabelecimento fica próximo à residência;
  • Atendimento diferenciado: O conhecimento do público possibilita um atendimento próximo e personalizado;
  • Mix de Produtos diferenciado: possibilidade de encontrar produtos exclusivos;
  • Posicionamento: Identificação do estabelecimento com o local onde está instalado.

As mudanças dos últimos dois anos, devido à pandemia de covid-19, impactaram diretamente nas necessidades e no comportamento do consumidor. Entender essas demandas é fundamental para adequar as ações de relacionamento com a sua clientela, e melhorar o gerenciamento de seu minimercado. Ao compreender as necessidades dos consumidores, é possível oferecer produtos direcionados, consolidando um dos principais diferenciais desse segmento. Isso permite, também, realizar ações mais diretas para atrair novos clientes e fidelizar os que já conhecem o seu negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar
Dicas

O consumidor contemporâneo tem a necessidade de economizar tempo e, justamente por isso, ele prefere ir ao minimercado do quarteirão a enfrentar o trânsito ou grandes deslocamentos.

Os proprietários desse tipo de negócio devem aproveitar esse movimento de consumo para fortalecer seu emprendimento.

Confira a seguir algumas ações para tornar seu minimercado ainda mais competitivo:

  1. Mantenha sempre um mix de produtos variados, atendendo desde as demandas básicas até as experiências de compra mais especializadas;
  2. Invista em produtos diferenciados e exclusivos, que podem ser adquiridos diretamente com os produtores ou em pequenas indústrias, fortalecendo a micro e pequena empresa;
  3. Otimize os espaços, pois o layout da loja é fundamental; faça isso identificando os setores de maneira destacada;
  4. Garanta que o espaço físico da loja esteja adequado, como boa ventilação e iluminação, além de adaptado às necessidades de clientes com necessidades específicas, como idosos e pessoas com deficiência;
  5. Observe o novo perfil do consumidor, que tem adquirido produtos mais saudáveis e sustentáveis;
  6. Ofereça serviços exclusivos, como entrega domiciliar;
  7. Organize ações promocionais, como uma semana exclusiva de descontos em determinado setor;
  8. Treine sua equipe de vendedores e funcionários. Lembre-se de que o atendimento em estabelecimentos menores é sempre mais direto e personalizado, o que ajuda a fidelizar o cliente;
  9. Fique atento ao preço dos produtos. Uma opção para baratear alguns custos é o associativismo, realizando compras em parceria com outros estabelecimentos do varejo para conseguir melhores preços;
  10. Mantenha o máximo de opções de pagamento, como cartões de crédito e débito das diversas bandeiras e tickets de alimentação;
  11. Gerencie o estoque para garantir a rápida reposição dos produtos, evitando assim possíveis queixas. 
FAVORITAR
Botão favoritar
Saiba mais

Confira nossa pesquisa Minimercados no Brasil e fique por dentro do assunto.

Consulte a cartilha Ações para minimercado sustentável (Série minimercados - Volume I).

Leia o artigo Dicas para os minimercados conquistarem o consumidor moderno e entenda as demandas dos clientes.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?