this is an h1

this is an h2

Thu Oct 13 16:10:59 BRT 2022
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Oportunidades para o MEI: o mercado da ansiedade

Neste artigo da série Oportunidades para o MEI, conheça algumas atividades da chamada economia da ansiedade.

· Atualizado em 13/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Mesmo vivendo em um dos países mais lindos do mundo, com uma natureza exuberante e uma geografia privilegiada, os brasileiros são muito ansiosos. Você sabia que, segundo a OMS, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo? E engana-se quem pensa que essa realidade surgiu com a pandemia, pois em 2018 o Brasil já tinha quase 19 milhões de diagnósticos. A pandemia e o isolamento social, contudo, potencializaram a conhecida “economia da ansiedade”.

A situação é tão preocupante que o tema ansiedade foi o mais buscado por brasileiros nos últimos anos, liderando o ranking das pesquisas com 20,1%. Não é difícil perceber que, nesse cenário, milhares de pessoas demonstram estar cada vez mais preocupadas com questões ligadas à saúde mental, o que torna o nosso país um campo promissor em soluções conhecidas como sleep aid, ou seja, produtos de cunho terapêutico e natural, com propriedades curativas e calmantes.

Muitas pessoas buscam apoio para controlar a ansiedade em terapias holísticas, no contato com elementos da natureza ou na espiritualidade. É aí que se abre espaço para o trabalho de alguns profissionais que exercem ocupações permitidas para o MEI (Microempreendedor Individual), como astrólogos

Artesãos da chamada economia criativa também ganham destaque e descobrem novos horizontes e clientes ao fornecer seus produtos para esse mercado. Eles produzem mandalas, símbolos de fé e produtos que representam um lifestyle inspirado na busca por elementos naturais e no apreço pelo processo de produção natural e regional que esteja ligado a modos de vida saudáveis e sustentáveis.

Observa-se ainda o comportamento de algumas pessoas que têm ressignificado a solidão, transformando-a em solitude ao investir em novas paixões, como o cuidado pessoal. Esse cenário proporciona oportunidades para cabeleireiros, manicures/pedicures, maquiadores e outros profissionais da área. Outras pessoas, por sua vez, têm encontrado na sua paixão pelos pets e pelas plantinhas o apoio para amenizar a sensação de ansiedade.

São muitas as possibilidades desse mercado, que pode incluir novas perspectivas de atuação para o MEI. De olho nesses novos comportamentos, é preciso pensar nos desafios para atender bem e conquistar novos clientes, que buscam significados bem mais profundos do que apenas a entrega de produtos. O Sebrae disponibiliza soluções que auxiliarão você a oferecer uma proposta de valor assertiva, como os cursos disponíveis nos links a seguir.

O que é economia criativa?

Ideias para reinventar-se na crise

Alcance seu cliente melhorando a divulgação do seu negócio

Como vender mais e melhor


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?