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Tue Aug 30 10:45:46 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Os benefícios das parcerias com construtoras

Descubra as melhores estratégias para estabelecer uma boa parceria comercial e alavancar o seu negócio.

· Atualizado em 30/08/2022
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Se você é dono de uma construtora, a compra de insumos em lojas de construção é frequente na sua rotina de trabalho. Assim, por ser um serviço adquirido com regularidade, é comum que as construtoras possuam preferências na hora de realizar suas compras.

E que tal se os seus fornecedores fossem também os seus parceiros? Isso faria com que houvesse uma otimização dos trabalhos, tanto por parte das lojas de construção, que teriam clientela fiel, como por parte das construtoras, que saberiam exatamente onde encontrar o que precisam.

Prestação de serviços ou parceria comercial?

Muitos microempreendedores possuem essa dúvida na hora de fechar acordos comerciais. Para tanto, o Sebrae quer te ajudar a esclarecer de uma vez por todas quais são as vantagens de fechar parcerias com as lojas que abastecem o seu estabelecimento.

O primeiro ponto é que uma prestação de serviços se resume ao contrato que estabelece a remuneração por uma atividade. Logo, há uma necessidade pontual e um serviço específico para atender aquela necessidade durante a vigência do contrato.

Já a parceria comercial estabelece uma relação mútua de benefícios, ou seja, ela é vantajosa para quem fornece o serviço e para quem o recebe. Essa relação tende a proporcionar um crescimento ativo para as duas empresas. Veja quais são esses pontos de melhoria:

  • Qualidade dos produtos

Pelo fato de já conhecer a empresa que fornece os produtos, há um padrão de qualidade pré-estabelecido. Então você, como empresa, não precisará se preocupar em peregrinar para achar o melhor produto, visto que já sabe qual tipo de matéria-prima é utilizado pelo seu fornecedor.

Esse aspecto possibilita ao microempreendedor fazer previsões de compra mensais, o que garante o giro de estoque do seu negócio e o fluxo de caixa da empresa de seu fornecedor.

  • Facilidade

O rápido acesso a materiais e a praticidade em obtê-los são grandes vantagens do acordo entre empresas. Assim, leve em consideração a localização física do estabelecimento que te fornece os insumos, o prazo de entrega, o retorno às demandas solicitadas, entre outros aspectos de relevância para o funcionamento do seu negócio. Essas considerações são importantes para evitar imprevistos.

Um diálogo eficiente e assertivo será a ferramenta ideal para o bom aproveitamento de ambos os parceiros. Com isso, a satisfação do cliente permanece no hall de prioridades e a credibilidade da sua construtora aumenta no mercado.

  • Expansão do seu negócio

Por falar em credibilidade, ao estabelecer relações comerciais, há probabilidade de aumento no número de clientes por meio de indicações. Sendo assim, o seu negócio se expande pelo famoso marketing boca a boca.

Caso você não possua um fornecedor frequente que se enquadre nos aspectos mencionados para a realização de uma parceria comercial, faça uma boa pesquisa mercadológica antes, listando:

- Localidade;

- Materiais usados com frequência;

- Giro de estoque;

- Preços;

- Confiabilidade das lojas de construção (busque referências);

- Qualidade dos produtos.

Acompanhe os artigos do Sebrae e aprenda a estabelecer parcerias produtivas, eficientes e rentáveis. Para mais conteúdos, acesse: Portal Sebrae.


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