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Mercado e Vendas | ESTIMATIVA DE VENDA
Os segredos para se tornar um barbeiro de sucesso

Para ser barbeiro e empresário, além de cortar cabelo, é preciso empreender, aprender a vender e se tornar uma autoridade nas redes sociais

· 02/03/2023 · Atualizado em 09/03/2023
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A vaidade masculina movimenta o mercado de beleza e tem ganhado bastante destaque nos últimos tempos. O  Brasil já movimenta 13% do mercado global, sendo o segundo maior mercado mundial de produtos de beleza masculino segundo dados da Abihpec- Associação das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.  De acordo com as estatísticas do Bureau of Labor dos EUA, em média, os homens cortam o cabelo seis vezes por ano.

Este mercado potencial tem atraído muitos profissionais de beleza. Abrir uma barbearia é uma excelente ideia de negócio e empreender no mundo Barber pode ser bastante lucrativo, embora comece a ficar cada vez mais concorrido.

Os barbeiros de sucesso têm algumas coisas em comum, como uma boa capacitação, formalização como profissional e/ou como barbearia e um bom relacionamento com os clientes; mas o sucesso também depende de outros fatores, como conhecimento do mercado, atualização profissional, localização do negócio e boa gestão.

Apresentamos a seguir algumas algumas dicas para ser bem-sucedido neste mercado e a trajetória de Mileno Rocha no mercado barber.

Capacitação Profissional 

Para ser um barbeiro profissional, é preciso bem mais do que saber cortar o cabelo ou aparar o bigode, o profissional precisa ter algumas competências específicas para realizar os serviços de barbeiro  e, para isto, é necessário capacitação profissional. 

Conhecimento do mercado

Se você está se perguntando como tornar uma barbearia lucrativa, esta é uma maneira segura de se diferenciar da concorrência: encontrar seu mercado-alvo. Atualmente a especialização no mercado de barbearias é um grande diferencial.

Presença Digital

A presença digital é importante no mundo da beleza. As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, se tornaram verdadeiras vitrines. Existem ótimas estratégias de marketing digital para barbearia as quais podem ajudar a aumentar os clientes e os lucros do estabelecimento. Também é muito importante usar o WhatsApp e ter o perfil da empresa no Google para alcançar mais pessoas e lotar sua agenda.

Serviços Barber

Entre os serviços mais procurados nas barbearias estão os cortes de cabelo, principalmente os que atendem às tendências mais atuais. Os clientes estão também buscando a coloração de cabelos e os serviços de barba que se tornam cada vez mais especiais. Você também pode inovar em sua barbearia, oferecendo serviços diferenciados, como barboterapia para os seus clientes.

Uma trajetória de sucesso

Mileno Rocha costuma dizer que a barbearia salvou a vida dele. De origem humilde, o jovem guarda memórias de uma infância difícil, marcada por muitas dificuldades financeiras quando viveu com a família em Porto Seguro, na Bahia. “Nós tomávamos café com farinha, pois não tínhamos dinheiro para comprar pão”, recorda. Assim como acontece com outros jovens da periferia que não têm oportunidades, ele - que sonhava com uma vida melhor - acabou se envolvendo com a criminalidade. Após seis meses vivendo em um mundo marginalizado, decidiu que era hora de mudar, pois não se sentia bem vendo a família batalhando honestamente enquanto seguia caminho contrário. 

Foi então que decidiu procurar um emprego, mas antes entrou em uma barbearia para cortar o cabelo. Lá, ele notou que o profissional trabalhava sozinho no atendimento de muitos clientes - e resolveu contar sua história com o objetivo de tentar trabalhar naquele lugar.  Ele só queria uma oportunidade, aceitaria fazer qualquer tarefa. E foi  varrendo o chão que ele começou a trabalhar na área de barbearia.  A princípio, o jovem não tinha intenção de se tornar barbeiro, mas o dia a dia naquele lugar fez com que ele se apaixonasse pela profissão.  Da função de varrer cabelo, ele começou a auxiliar os atendimentos na barbearia. Depois, ficou um ano cortando cabelo de graça para aprender e aperfeiçoar as técnicas de corte. Até se tornar barbeiro profissional. 

Atualmente, além de ser um barbeiro de sucesso, Mileno Rocha é sócio da Castellano’s Barber Shop, embaixador do e-commerce Box do Barbeiro, instrutor de cursos on-line e ainda  tem um canal no YouTube.

Para Mileno, “A área de barbearia é muito concorrida, e a maioria dos profissionais só sabem cortar cabelo; quem deseja obter sucesso precisa se destacar. Vejo que muitos profissionais trabalham de domingo a domingo, não aproveitam suas famílias e ficam com a sensação de que trabalham muito e sempre estão zerados no final do mês”, acrescenta.

Para ele, o  primeiro passo para se tornar um barbeiro de sucesso é mudar de mentalidade. “Você precisa parar de achar que vai ter sucesso cortando cabelo. É preciso buscar conhecimento para empreender, para aprender a vender e explorar outras formas de ganhos”, revela. “Depois de mudar a forma de pensar, você precisa ampliar seu autoconhecimento, desenvolver sua inteligência emocional e aprender tudo referente à gestão do tempo e, principalmente, a estratégias de marketing digital para impulsionamento de anúncios nas redes sociais”, orienta.

O Portal do Sebrae Beleza traz dicas e informações sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem-sucedido no seu negócio.

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