this is an h1

this is an h2

Thu Sep 22 02:50:27 BRT 2022
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Peregrinações impulsionam turismo e economia local

O turismo religioso, com destaque para as peregrinações, vem crescendo no Brasil e abre oportunidades em toda a cadeia do setor. Aproveite!

· 08/09/2022 · Atualizado em 22/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O turismo religioso cresce a cada dia em todo o mundo, e é um dos principais fatores para a recuperação do setor, após a crise associada à pandemia do coronavírus. As peregrinações são um elemento central do turismo religioso, dinamizando toda a cadeia receptiva – hotéis e pousadas, restaurantes, lojas de suvenirs e artigos ligados à fé.

Conheça melhor os roteiros e o funcionamento das peregrinações e amplie o leque de ofertas a seus clientes.

O que são?

As peregrinações existem em quase todas as religiões e em todo o mundo e simbolizam a caminhada por um roteiro sagrado. A ideia é sair do roteiro turístico tradicional e buscar a elevação espiritual, prestar homenagens a personalidades das religiões ou apenas pagar uma promessa, individualmente ou em grupo.

Tudo isso demanda uma ampla infraestrutura, o que transformou os maiores pontos de peregrinação, também, em centros da cadeia turística, fazendo florescer a hotelaria, a oferta de refeições e suvenirs. Sem esquecer os produtos específicos para peregrinos, como mochilas, cantis e bastões de caminhada.

O maior exemplo mundial é o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, onde peregrinos do mundo todo vão pagar promessas e conhecer o suposto trajeto feito por um discípulo de Cristo na Galícia.  Compostela transformou-se, também, em um dos principais destinos turísticos do mundo e, desde 1993, está na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco, a agência das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Aparecida, o principal roteiro no Brasil

O Brasil também conta com diversos pontos de peregrinação. O mais importante é Aparecida do Norte, em São Paulo, onde está a basílica, Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, que recebe cerca de 12 milhões de fiéis por ano.

A força de Aparecida é tão grande que permitiu a criação de um circuito de turismo religioso em todo o Vale do Paraíba, entre São Paulo e Rio de Janeiro. Além da basílica, o Vale oferece ao peregrino o Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá. Frei Galvão viveu entre 1739 e 1822 e é o primeiro santo brasileiro. Saindo de Guaratinguetá, rumo ao Rio de Janeiro, está o complexo da comunidade católica Canção Nova, em Cachoeira Paulista.

Toda a economia local vem se beneficiando desse efeito. E para garantir maior conforto e permitir que o peregrino permaneça mais tempo no vale, o poder público vem criando atrações associadas ao turismo religioso, como o Trem do Devoto e o teleférico, ambos em Aparecida do Norte.

Outros locais de peregrinação

Depois de Aparecida, o ponto de peregrinação mais importante do Brasil é Nova Trento, em Santa Catarina, onde estão os santuários de Nossa Senhora do Bom Socorro e de Madre Paulina.

No Nordeste, Juazeiro do Norte, no Ceará, a 560 Km da capital, Fortaleza, também atrai centenas de milhares de romeiros todos os anos, que vão pagar promessas ao Padre Cícero. O roteiro começa em Caruaru, Pernambuco, e tem nada menos que 471 Km.  

Já o Caminho do Mosteiro, entre as cidades de Sorocaba e Torrinha, no interior de São Paulo, tem 134 Km de extensão e demanda de cinco a sete dias de caminhada. Ao se credenciar, o peregrino recebe indicações de pousadas, restaurante e lojas que oferecem descontos especiais para quem busca o Mosteiro do Paraíso, em Torrinha.

Na região das Missões, no Rio Grande do Sul, onde o turismo já é tradicional, o afluxo de peregrinos atraídos pela fé jesuíta levou à criação do Caminho das Missões. O circuito, de 180 Km, cruza 26 cidades, incluindo algumas nas fronteiras com Argentina e Paraguai, até alcançar São Miguel das Missões, onde os peregrinos encontram ruínas da presença jesuíta e da cultura indígena influenciada pela catequização. O conjunto foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O lema de todo peregrino é: “A fé é o combustível que me faz ir mais longe!”.  A fé também pode ampliar a prosperidade de muitas comunidades. Acredite você, também, nesse caminho de sucesso.

Quer se preparar para avançar no negócio do turismo religioso no Brasil? Conheça o material do Sebrae Como montar uma agência de turismo receptivo.

No Curso on-line: Iniciando um pequeno grande negócio você vai conhecer os princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?