this is an h1

this is an h2

Sun Sep 25 02:28:49 BRT 2022
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Plano de negócios impulsiona serviço profissional para vidraçaria

A vidraçaria vem cada vez mais conquistando clientes pela internet. É necessário ter planejamento e capacitar-se para atender a esse público com qualidade.

· Atualizado em 25/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O dia a dia na vidraçaria é dividido entre atender bem os clientes, comercializar artigos de vidro, executar projetos, contar com uma equipe preparada, respeitar prazos, ter bons fornecedores e manter a qualidade do produto que oferece.

Para o negócio ir para a frente – e não importa o porte da empresa - e garantir sua participação no setor, é importante fazer um bom planejamento. E isso serve tanto para vendas em loja física como para on-line. Um planejamento eficiente deve ter como pano de fundo a atração, retenção e fidelização de clientes, que é o que gera receita para o negócio. São estratégias que envolvem todos os setores da empresa, com metas e objetivos claros, para que siga um percurso certeiro rumo aos objetivos traçados.

Plano de negócios

O plano de negócios permite que você tenha uma visão clara de sua empresa e sobre as reais possibilidades de sucesso ou não. E, lembre-se, não se trata de um instrumento estático, fez uma vez e nunca mais. Um plano de negócios precisa ter acompanhamento e ser constantemente atualizado. 

A primeira coisa a ser feita para construir um plano de negócio é identificar os fins (especificação de objetivos e metas); os meios (definição de políticas, programas, procedimentos e práticas); os recursos e quantidades necessárias (especificação: financeiros, humanos, físicos, materiais); o processo de implantação (procedimentos para detectar falhas na sua execução, bem como para prevenção e correção contínua desses deslizes) e os prazos (tempo previsto para o cumprimento de cada etapa para chegar ao objetivo estabelecido). 

A segunda etapa deve detalhar os objetivos, básico e estratégico, e as estratégias organizacional (organograma), gerencial (detalhamento), pessoal (RH), de marketing (atuação no mercado) e de sistemas (visão sistêmica). Parece coisa para gente grande, mas não é. Uma pequena ou microempresa, mesmo um MEI, deve se preocupar com cada um desses aspectos, se quiser que seu negócio tenha sucesso.

FAVORITAR
Botão favoritar
Infográfico

FAVORITAR
Botão favoritar
O mercado 

Trabalhar com vidro aponta para um mercado promissor. Na loja física, vale uma boa localização, como estar próximo a estabelecimentos de materiais de construção, por exemplo, para incentivar as vendas. A organização é fundamental, tanto no salão de atendimento ao cliente como na oficina e no estoque. O vidro é um material delicado, está presente em uma série de itens que vão de utensílios como copos, pratos, objetos de decoração até em grandes peças como janelas, portas, muitas vezes, feitas sob medida. Vale dizer que é um material cada vez mais presente em projetos de arquitetura, sendo uma boa escolha montar seu negócio próximo a uma loja de materiais de construção, por exemplo. 

Mas, é no meio virtual que a procura tem crescido significativamente, e é preciso estar cada vez mais preparado para atender às necessidades do cliente on-line, especialmente, no que diz respeito ao atendimento. Para você, que já tem seu pequeno negócio físico ou deseja iniciar, as plataformas de marletplace, como a das Americanas, Magalu ou Mercado Livre, oferecem suporte para você mergulhar nesse vasto universo.

O aumento da demanda  no segmento da vidraçaria pela internet tornou-se uma alternativa importante para o setor dos transportes. A parceria com empresas transportadoras responde pela logística e garante um serviço especializado de entregas, então, pense nisso. 

Física ou on-line, vender é fundamental

Para dar visibilidade e credibilidade aos seus serviços, os sete principais aspectos que devem fazer parte de uma empresa preparada para lidar com todas as etapas de venda são:

  • Presença digital - A vidraçaria precisa oferecer seus produtos pela internet. A pesquisa tem sido cada vez mais on-line a qualquer hora do dia. O site deve ser de fácil navegação e entendimento, com informações detalhadas;
  • Sortimento – É preciso apresentar uma variedade de produtos disponíveis para atender diferentes demandas. O cliente pode economizar tempo, encontrando o que precisa num só lugar;
  • Prazo – O respeito ao cumprimento dos prazos pré-determinados é essencial; a reputação das empresas fica abalada se não se concretiza o que foi combinado. Também avise ao cliente em caso de imprevisto;
  • Qualidade - Seja qual for a escolha do cliente, ele quer um produto de alta qualidade, que garanta a beleza e a segurança;
  • Instalação - mesmo sem ter a mão de obra própria, a loja pode fazer a indicação de profissionais qualificados, melhorando a experiência do cliente;
  • Preço – O cliente quer sempre o melhor preço, e ele tem de ser compatível com o mercado, ou seja, justo;
  • Atendimento - Quanto mais satisfeito o cliente ficar com o atendimento da vidraçaria, mais chances de novas compras.

Essas são as dicas principais para vidraçarias que almejam ter uma caminhada de sucesso. A organização é tudo! O aprendizado é tudo! Com constância e trabalho duro, os resultados serão maiores do que você imagina!

FAVORITAR
Botão favoritar
Saiba mais

Aproveite e participe do curso do Sebrae, por WhatsApp, Marketing digital: planejar para vender pela internet para ter acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?