Solução do Sebrae para impulsionar pequenos negócios de base tecnológica.
O Polo de Referência em Startups, lançado pelo Sebrae em agosto de 2022 durante o Startup Summit, é uma iniciativa voltada para o apoio e incentivo a negócios inovadores. Localizado em Florianópolis (SC), o Polo conta com uma equipe especializada que oferece recursos, mentorias e conexões estratégicas para o desenvolvimento e crescimento das startups em todo o Brasil.
Uma das características marcantes do Polo é sua ampla rede de parceiros estratégicos, formada por grandes empresas, investidores, aceleradoras e instituições de ensino renomadas. Essa rede permite ao Polo conectar empresários a diversos assuntos importantes, como fundos de investimento, aspectos jurídicos, parcerias com universidades e monitoramento da maturidade.
O objetivo do Polo de Startups é desenvolver um modelo de referência para atuação sistêmica em startups, criando um ambiente propício para desenvolver soluções e negócios, desburocratizar políticas públicas, facilitar o acesso a investidores, fomentar a inovação e o empreendedorismo, criar infraestrutura para networking e capacitação, preparar mão de obra especializada em startups e conectar agentes do ecossistema.
Coordenado pelo estado de Santa Catarina junto ao Sebrae Nacional, o Polo conta com a participação de todos os estados do país. Ele se baseia em 11 norteadores estratégicos, dentre eles mapeamento de ecossistemas, formação de startups, disseminação da cultura de inovação, estímulo à gestão e intercâmbio em ecossistemas de inovação.
O Polo já realizou diversas entregas, como o Empretec Startup, o Inova Startups (fundo de investimento do Sebrae), o Startup Summit, e o posicionamento nacional Sebrae Startups. Também foi feito um diagnóstico nacional em startups e criada uma plataforma de gestão de portfólio para oferta de soluções Sebrae.
Durante o planejamento para 2023, gestores de todos os Sebrae do Brasil foram convidados a contribuírem em diferentes verticais, cada uma com seus respectivos objetivos:
-
Ecossistema: com foco em mapear, monitorar e evoluir os ecossistemas regionais relacionados ao setor.
-
Educação: tem como objetivo incentivar a formação de profissionais digitais e empreendedores inovadores.
-
Impacto: tem como propósito transformar negócios sociais e sustentáveis em startups de impacto.
-
Negócios: tem como objetivo promover um ambiente sustentável para negócios inovadores.
-
Investimento: tem a missão de fomentar iniciativas de aceleração, investimento anjo e capital semente.
-
Startups: com o objetivo de integrar, desenvolver e impulsionar startups.
Essas iniciativas têm trazido benefícios ao ecossistema empreendedor e de inovação do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento econômico, a criação de empregos e a geração de riquezas. O Polo de Startups do Sebrae desempenha um papel crucial como agente impulsionador do empreendedorismo no país.
Saiba mais:
Clique aqui e fique por dentro de tudo que o Sebrae oferece para a sua startup.
Foi um prazer te ajudar :)