this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 17:31:38 BRT 2023
Cooperação | COOPERAÇÃO
Por que comprar do pequeno produtor rural?

Se você oferece alimentação saudável em seu negócio, a parceria com os pequenos produtores rurais agrega ainda mais valor ao seu serviço.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Se tem uma parceria que tem tudo para dar certo e fazer a diferença na vida dos empreendedores do setor da alimentação é a que se faz entre pequenos produtores rurais, agricultores locais, hortas urbanas e donos de bares e restaurantes ou outros negócios ligados a esse ramo.

Movidos por uma tendência que valoriza cada vez mais a sustentabilidade, a coletividade, a produção de alimentos orgânicos e mais saudáveis, esses parceiros inovam ao transformar as vidas de todos os envolvidos na cadeia produtiva.

Entre os benefícios em comprar direto do produtor rural, reduzindo a atuação de intermediários, além da redução do custo, está a oferta de produtos de mais qualidade na mesa do cliente do bar ou do restaurante. Essa qualidade é possível porque o produtor sabe quem é o seu cliente – no caso, os donos dos estabelecimentos do setor de alimentação – e se esmera em agradá-lo. Este consumidor também torna-se mais exigente e tem canais próximos para reclamar, ou seja, é bom para os dois lados e para um terceiro beneficiado: o cliente final, que vai saborear os pratos preparados com esses alimentos fresquinhos, sem agrotóxicos, cuidadosamente selecionados. É evidente que esse diferencial vai agregar valor para todos.

Um artigo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, destaca que a participação da agricultura familiar tem importância significativa na maioria dos produtos hortícolas e em algumas espécies frutíferas. Segundo os dados, a participação na produção de morangos e uvas, por exemplo, pode chegar a cerca de 80%; de leite, quase 65%. Uma pesquisa do Sebrae intitulada “Cadeia produtiva das empresas de alimentação” indicou que quase metade dos pequenos negócios ligados ao ramo de alimentação fora do lar adquirem seus produtos diretamente de produtores rurais. O estudo mostrou, ainda, que 85% desses estabelecimentos têm interesse em fazê-lo. Isso apenas para citar alguns exemplos do potencial que os pequenos produtores têm em relação ao desenvolvimento de suas comunidades locais.

Nesse sentido, a parceria entre os estabelecimentos do setor de alimentação com os produtores locais representa responsabilidade e consciência ambiental com impactos positivos – incluindo aspectos econômicos – na comunidade, tendo em vista que os restaurantes podem representar, no universo da gastronomia, poder social e cultural.

Hoje, o Brasil já conhece alguns exemplos bem-sucedidos de parcerias, como o do Epiak Restaurante, de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira (SP). A ideia é priorizar o frescor e a qualidade dos alimentos, com um cardápio incomum, possível graças à parceria com os produtores locais. Com uma proposta de melhorar a qualidade de vida do consumidor por meio de uma alimentação saudável, natural, livre de agrotóxicos e saborosa, a Aipo Superfoods é mais um exemplo da parceria com pequenos produtores rurais. E até mesmo o renomado chef Alex Atala decidiu colocar em seus pratos produtos que vêm de comunidades da Amazônia, como a pimenta coletada por mulheres indígenas.

Enfim, os benefícios em comprar diretamente do pequeno produtor ou agricultor familiar são muitos. O Sebrae pode ajudar você a compreender melhor essa cadeia produtiva e os impactos positivos para o seu negócio, para a economia e para o meio ambiente. Sem falar que, no final, quem lucra é o seu cliente, pois vai pagar menos e ter um alimento seguro e saudável. Se precisar de orientação, entre em contato pelo telefone 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?