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Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
Precificação: a chave do sucesso em marketplaces

Confira dicas importantes para acertar a mão na precificação de seus produtos e serviços em marketplaces, e garantir a competitividade

· 24/03/2023 · Atualizado em 20/04/2023
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O isolamento provocado pela pandemia de coronavírus fez o comércio eletrônico  decolar. E no e-commerce a venda em marketplaces ocupa um lugar privilegiado. Uma pesquisa recente, realizada pela consultoria global PwC e pela empresa de logística UPS, revelou que no Brasil 95% dos usuários de e-commerce compram em marketplaces.

Assim, acertar na precificação dos produtos e serviços que você oferece em marketplaces pode ser o grande diferencial entre o sucesso ou o fracasso do negócio. Conheça melhor o canal de vendas com este material que o Sebrae preparou para você: Como usar marketplaces para alavancar receita 

O que levar em conta 

A determinação do preço deve levar em conta diversos fatores, incluindo os custos de produção, a margem de lucro desejada, os preços de concorrentes e a demanda do mercado.  Acontece que no e-commerce a concorrência está sempre muito perto, a apenas um clique de distância. Então, o preço não é só o que conta no momento de o cliente decidir. Outros benefícios, incluindo a experiência na jornada de consumo, também são importantes. 

Ainda assim, se um produto for muito mais caro do que os concorrentes, quase sempre estará fora dos planos do consumidor. E quando estiver muito mais barato, além de afetar a margem de lucro de quem está vendendo, pode levar o cliente a desconfiar da qualidade. 

Tudo isso comprova que fazer a precificação não pode se limitar a ficar de olho nos valores praticados pelos concorrentes, aplicar um desconto e sonhar com vendas altas por conta de um suposto ganho de competitividade. E a tarefa da determinação de preços, que já é difícil, torna-se ainda mais complexa se você estiver trabalhando com mais de um marketplace. 

A verdade é que uma precificação eficiente deve ser dinâmica; as táticas precisam ser ajustadas frequentemente, às vezes de forma muito rápida, de maneira a acompanhar as mudanças no mercado e na concorrência.  

A própria plataforma de comércio eletrônico pode fornecer insights sobre a tendência de preços e as expectativas dos compradores. Um primeiro passo, no entanto, é trabalhar com a margem ideal de lucro nas vendas. Ela depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, calcula-se que deve ser de 20% a 30% para a área de serviços, de 15% a 20% para o comércio e de 8% a 12% para a indústria. 

Estratégias de precificação 

A partir dessa ideia geral sobre as margens de lucro, você pode optar por diversas estratégias de formação de preços.

  1. Preço fixo: método tradicional, no qual o vendedor estabelece um preço único para seu produto. 
  2. Preço dinâmico: neste modelo, o preço é automaticamente ajustado com base em fatores como a demanda, o estoque, variações nos fretes e o preço dos concorrentes. 
  3. Preço de custo: este método estabelece o preço com base no custo total do produto, incluindo materiais, mão de obra e despesas gerais. 
  4. Preço premium: parte da possibilidade de o vendedor estabelecer preços mais altos, refletindo a qualidade superior do produto/serviço ou a força de sua marca. 
  5. Preço de desconto: redução que o vendedor oferece por um período limitado, para atrair compradores. 
  6. Preço por volume: estratégia que oferece descontos aos compradores de grandes quantidades de um determinado produto. 
  7. Preço personalizado: método pelo qual o preço é ajustado com base nas características do comprador. Por exemplo, a recomendação de um cliente pode permitir a aplicação de descontos.  

Este vídeo do Sebrae traz dicas preciosas para você precificar seus produtos em marketplaces. 

 

Depois de ter acesso a essas informações, você certamente está cheio(a) de ideias sobre a formação dos preços de seus serviços e produtos em marketplaces. Consulte o artigo Escolha o melhor marketplace para seu negócio para mais informações. E o Sebrae quer comemorar com você, oferecendo uma planilha gratuita de precificação para operar em marketplaces. Baixe agora e bons negócios!

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