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Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Quando vale a pena manter um blog corporativo

Manter vivo um blog para a sua empresa é um investimento em conteúdo, qualidade, comunicação, relacionamento e divulgação.

· 20/08/2014 · Atualizado em 03/08/2022
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Chegar ao público

O consultor Marcelo Vitorino, na Campus Party, em São Paulo, apresentou uma palestra sobre razões e benefícios para uma empresa manter um blog corporativo. Veja o vídeo abaixo.

Segundo ele, se o blog for tratado como canal de comunicação, com planejamento, produção de conteúdo, regularidade e olhos atentos no comportamento dos consumidores, vale muito a pena, não importando o tamanho da empresa.

Para muitas empresas, o blog corporativo é o canal que gera negócios e atrai a atenção de seu público.

Um dos problemas para quem investe em comunicação, relacionamento e divulgação é a dispersão do usuário. Normalmente, as pessoas na web têm a atenção muito dividida, com dez janelas abertas simultaneamente.

O objetivo de ser encontrado pelo público certo pode ser alcançado por meio de um conteúdo bem produzido, com informações que refletem valor. É importante deixar claro o propósito e a ação desejada, e também que a mensagem seja disposta de forma simples. Assim, mesmo com a dispersão, a finalidade terá chance de ser atingida.

Dica: em todos os conteúdos, lembre-se de sensibilizar, motivar e mobilizar o espectador.

Ação contínua

Para captar a atenção dos usuários, é preciso produzir um bom conteúdo. Os blogs são um ótimo caminho para disponibilizar o que foi produzido.

Enquanto anúncios perdem seu efeito assim que sua campanha acaba, não levando mais ninguém ao destino desejado, o conteúdo publicado em um blog permanece “encontrável” pelo tempo que for desejado. Se o empreendedor entender o que seu público deseja, será encontrado através de alguma busca.

Esse tipo de resultado não leva menos que seis meses, por conta da quantidade necessária de conteúdo publicado para aparecer nos resultados das buscas feitas em sites como Google e Bing. Publicando três vezes por semana, provavelmente haverá retorno em 12 meses, de forma geral, pois cada caso é um caso.

Os investimentos para um blog corporativo variam muito, de acordo com a região onde se procura o serviço, com o tipo de empresa contratada e com a sua intenção. Para criar os conteúdos, você pode contratar um profissional ou fazer você mesmo, se tiver essa facilidade.

Como criar e manter

Para criar o blog, normalmente há estes caminhos:

  • Faça você mesmo: se você tem conhecimentos digitais e quer um blog, basta entrar no WordPress.com e abrir um, de modo que não seja necessário contratar ninguém. A ferramenta é gratuita, mas, se você pagar uns trocados, terá direito a mexer nos layouts básicos, a mais espaço no servidor e também poderá usar um endereço próprio.
  • Recorra a freelancers: você pode optar por contratar um programador e um designer para desenvolver seu blog. Embora a página demande muita orientação, seu custo não costuma ser muito alto.
  • Busque consultores ou agências de comunicação: essa é a melhor opção para quando o empresário não quer ter dor de cabeça. Geralmente, as agências pensam mais em resultados e em meios de atingi-los do que na plataforma tecnológica, portanto a chance de seu canal ser bem visitado é muito maior quando projetado para isso. Se existir orçamento, esse é o caminho ideal.

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