this is an h1

this is an h2

Fri Jan 06 12:36:09 BRT 2023
Finanças | SERVIÇO CONTÁBIL
Quer pedir financiamento para sua startup? Confira estas dicas!

Descubra quais são as opções de crédito e se realmente será preciso pedir dinheiro emprestado nesta etapa do negócio.

· Atualizado em 06/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma startup passa por três estágios: a primeira é a ideação, que é quando ela se propõe a definir o problema que se dispõe a resolver diante do mercado; a segunda é a operação, que diz respeito ao momento em que o modelo de negócio é executado; e a terceira é a fase de tração, ou seja, quando a empresa está no mercado, faturando, mas provavelmente precisa de capital de giro para se manter atuando e se tornar escalável. 

Se você está em uma dessas etapas e precisa recorrer a um financiamento, atente para estas dicas.

  • Defenda a sua ideia

Não importa o quanto a dor do cliente é solucionada com o seu produto, no momento de pedir dinheiro emprestado, é preciso saber vender a ideia. Para isso, desenvolva um dossiê do seu projeto, treine como conversar com o investidor e prove que tem propriedade sobre o tema.

  • Busque seu banco

Essa deve ser a primeira opção antes de buscar uma instituição financeira - mas isso não significa ignorar as demais financiadoras. O ideal é pesquisar financeiramente as melhores condições sem juros arbitrários - sempre lembrando que a startup deverá devolver o recurso obtido, incluindo juros, independentemente do sucesso do projeto. É muito importante ter todos seus dados (e do sócio) atualizados para manter a credibilidade e para que consigam entrar em contato com você caso necessário.

  • Pesquise outras opções de financiamento

Existem outras alternativas para conseguir grana para tirar a sua ideia do papel ou apresentá-la ao mercado. Os financiamentos coletivos, ou crowdfunding, por exemplo, são ótimos para ideias inovadoras que precisam de um valor de investimento mais baixo. Outra maneira é por meio de um investidor-anjo, ou seja, de um empresário que conhece a fundo o setor de mercado no qual está inserido e que tem segurança para investir.

Também há o venture capital, que corresponde aos fundos de investimentos que apoiam empresas de pequeno e médio porte com alto potencial de crescimento. Essa modalidade tem dois principais tipos de investimentos: early stage (fase inicial), quando os investidores escolhem empresas com até 4 meses de mercado e faturamento que não ultrapasse os R$ 10 milhões, e later stage (fase posterior), quando a empresa está mais estabelecida, mas precisa de mais recursos.

Faça estas cinco perguntas antes de pedir empréstimo

Existem questionamentos que devem ser feitos antes de pedir dinheiro emprestado para não acumular prejuízos e dívidas - afinal, empreender não é somente para quem tem dinheiro, mas para quem tem disciplina financeira.

  1. Você precisa mesmo desse investimento?

Faça essa pergunta a si mesmo e aos sócios. Se fizer os cálculos e constatar que realmente precisa da grana para colocar o negócio para frente, considere pedir apenas o necessário e tenha claro onde esse recurso será utilizado.

  1. Será que você não pode chegar ao ponto de equilíbrio com recursos próprios?

Aquele dinheiro guardado ou o apoio de familiares e amigos são práticas comuns. Por exemplo, foram os pais de Mark Zuckerberg, dono do Facebook, que compraram servidores em 2004, quando ninguém acreditava em sua ideia. Ou seja, dependendo da relação que você tem com as pessoas mais próximas, uma alternativa é recorrer ao investimento de familiares e amigos, o chamado family, friends and fools.

  1. Já validou a sua ideia com pesquisas de mercado?

Valide a sua ideia antes de tirá-la do papel. Pergunte a si mesmo se o projeto vai trazer alguma solução ou sanar alguma dor do cliente ou do mercado. Testar é um artifício muito recomendado para entender melhor o potencial que essa ideia tem de fazer sucesso no mercado.

  1. Os clientes estão dispostos a pagar o preço estipulado?

Existe um preço para entrar no mercado, que geralmente é definido bem abaixo da concorrência para ganhar espaço e chamar atenção pela oferta. As empresas de telefonia utilizam muito essa estratégia para atrair o consumidor.

  1. A partir do crédito concedido, quais são os objetivos principais e prioritários para a utilização do dinheiro recebido?

Para não ter surpresas desagradáveis justo quando você achava que ia se dar bem, é fundamental se planejar. Use o dinheiro que conseguiu de forma estratégica, pensando naquilo que é necessário para que o protótipo seja produzido para testar sua funcionalidade e usabilidade, reduzir riscos e gerar feedback para que chegue ao mercado o mais inovador possível.

Para saber mais, o Sebrae te ajuda. Acesse:

Como obter financiamento para startup

Principais formas de obter financiamento para startups

Startup: veja como conseguir oportunidades de investimentos


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?