this is an h1

this is an h2

Wed Sep 21 19:03:52 BRT 2022
Mercado e Vendas | CONSUMO
Reabertura do Museu do Ipiranga impulsionará turismo na região

Fechado há nove anos, expectativa é de que o Museu do Ipiranga receba até um milhão de pessoas por ano, abrindo possibilidade de diversos negócios no entorno.

· 06/09/2022 · Atualizado em 21/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Depois de passar nove anos fechado e de uma ampla reforma que custou R$ 210 milhões, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, finalmente será reaberto para o público. A retomada das atividades acontece justamente na comemoração do bicentenário da Independência do Brasil. Com uma área construída muito maior, mirante, auditório, café, entre tantas outras novidades, o espaço se transformará novamente em um local de grande apelo turístico. 

Com a reinauguração, a expectativa é de que o turismo na região fique mais forte e de que o número de visitantes seja de até um milhão de pessoas por ano. Com todo esse movimento, além de trazer ainda mais fôlego para quem já tem algum empreendimento na região, abrem-se também inúmeras oportunidades de novos negócios. De lojinhas de souvenirs a lanchonetes ou restaurantes, são muitas as possibilidades a serem exploradas.

Para os festejos de reinauguração, foi preparada uma programação especial, por exemplo, no dia 7 de setembro, às 9h, houve um desfile cívico-militar na Avenida D. Pedro I, com a participação das Forças Armadas, da Esquadrilha da Fumaça e do Batalhão Nove de julho. Outras atividades foram programadas até o dia 11 de setembro, incluindo, ainda, apresentações de dança e de artistas como Anavitória, Almir Sater, Roberta Campos, Geraldo Azevedo e também da Osesp. 

Fora o próprio Museu do Ipiranga, o público ainda pode conferir durante o passeio o Monumento à independência, a Casa do Grito e o Bosque (que fica atrás do Museu). Além de aproveitar tudo que o tradicional bairro do Ipiranga também oferece, percorrendo suas ruas arborizadas. Há uma variedade de bons restaurantes e seu próprio Mercado Municipal, com muitas flores, carnes, legumes, verduras, frutas e alguns eventos especiais.

O turismo brasileiro vive atualmente um bom momento. Registrou crescimento nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, devido às restrições impostas pelos países. O aumento do dólar e a desvalorização do real também contribuíram para isso. Em 2021, o faturamento do setor chegou a R$ 150 bilhões, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. E o primeiro semestre desse ano já apresenta aumento de 33,5% na comparação com o mesmo período de 2021.

História

Em 1822, na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, D. Pedro I declarou o Brasil um país independente de Portugal. Com a Constituição de 1891, a região tornou-se posse do governo estadual e passou por muitas mudanças de valor simbólico e histórico desde então.

Construído entre os anos de 1885 e 1890, o Museu do Ipiranga, ou Museu Paulista da Universidade de São Paulo, foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como Museu de História Natural e, mais tarde, foi reforçado seu caráter patriótico. No ano de 1989, é inaugurado o Parque da Independência, para integrar o Museu do Ipiranga, o Monumento da Independência e a Casa do Grito.

Atualmente, o Museu do Ipiranga possui um acervo de mais de 450 mil unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século XVII até meados do século XX, significativo para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista, e conta com uma equipe especializada de curadoria. 

Agora que você já aprendeu um pouco sobre a história do Museu do Ipiranga, que tal pensar nele como uma oportunidade de negócio? São muitas as possibilidades, tanto no turismo receptivo com guias especializados, no turismo emissivo, elaborando roteiros que contemplem uma visita ao museu, como em comércio e serviços no entorno da atração. Pense nisso!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?