this is an h1

this is an h2

Mon May 08 00:45:34 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Reduza seu lead time e ganhe em eficiência

Conhecer o lead time da sua empresa permite eliminar gargalos em cada fase da produção.

· Atualizado em 08/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O termo lead time, em inglês, indica o tempo completo de elaboração de um produto, desde a formulação do pedido do cliente até a entrega no destino final. Conhecer o lead time em detalhe permite que os gestores encontrem e eliminem gargalos em cada etapa da produção. Com isso, cresce a eficiência do negócio e a satisfação do cliente. Afinal, é muito desagradável encomendar um produto, receber uma expectativa de prazo de entrega e vê-lo chegar uma ou duas semanas após o combinado. E o impacto sobre a credibilidade da marca e da empresa é terrível. 

O que levar em conta 

O cálculo do lead time deve levar em conta, principalmente:  

  • Aquisição e entrega de matéria-prima; 
  • Separação de produtos em estoque, se houver; 
  • Inventário;
  • Horas de produção ou fabricação;
  • Montagem e empacotamento;
  • Transporte. 

Confira este passo a passo que o Sebrae preparou para ajudá-lo (a) no cálculo do lead time de sua empresa: 

Passo 1: Liste todos os materiais necessários – Indique todas as matérias-primas que serão utilizadas para atender ao pedido. Não esqueça itens de acabamento, reparos, embalagens e também a instalação do produto, se estiver incluída no pedido. 

Passo 2: Conheça o prazo para obter cada item – Faça um levantamento detalhado para saber os prazos de entrega de cada item necessário à elaboração do produto. Calcule sempre uma folga, levando em conta problemas de disponibilidade da matéria-prima, transporte, fiscalização etc. Confira se o fornecedor trabalha só em dias úteis ou se pode estender a jornada aos finais de semana e feriados. E avalie se isso gera impacto sobre o prazo final de entrega. 

Passo 3: Concentre-se nos itens com maior prazo de entrega – Essa será a sua maior preocupação para dar início à produção, certo? Então, foco na negociação de matérias-primas com maior prazo de entrega, se não estiverem no estoque.  

Passo 4: Conheça bem o prazo necessário para a fabricação – É preciso que você tenha na ponta do lápis todo o tempo de elaboração do produto, incluindo a seleção de matérias-primas, fusões, acabamentos e montagens. Saiba item a item, também, qual será a demanda te tempo dos colaboradores fundamentais para concluir todo o ciclo produtivo. Se algum deles estiver em férias será necessário encontrar outro profissional ou incluir o tempo de ausência no lead time.    

Passo 5: Avalie o tempo de entrega do produto ao cliente – Não esqueça de levar em conta fatores como sazonalidade, tráfego nas grandes cidades, condições das estradas, paralisações etc. 

Dicas para otimizar o lead time 

Reduzir o lead time de um produto ou empresa quase sempre é um processo difícil. Por exemplo, uma tentação comum a muitos gestores é manter estoques altos de matérias-primas para evitar problemas de fornecimento. Mas, será que o investimento vale a pena? E se o pedido for reduzido ou mesmo cancelado? Sem contar os gastos com o espaço necessário para armazenamento. 

A melhor solução é combinar um estoque de matérias-primas essenciais um pouco mais alto do que a demanda de momento e parcerias sólidas com fornecedores. Essas parcerias, além de evitar surpresas no fornecimento, podem reduzir os preços. Se possível, tenha sempre pelo menos dois fornecedores do mesmo insumo, com o objetivo de diminuir o risco de desabastecimento. 

Outra dica importante é estar sempre em dia com a manutenção de máquinas e equipamentos. Isso reduz o risco de quebra ou paralisações que atrasam os prazos de entrega. E esteja sempre atualizado em relação às novas tecnologias de produção que podem auxiliar na redução do lead time. Inclusive as tecnologias utilizadas pela concorrência. 

Por fim, uma dica fundamental é contar com o apoio dos colaboradores na redução do lead time. Afinal, eles é que estão no centro do processo produtivo e podem enxergar soluções que escapam aos gestores. Envolva-os no desafio!  

Vamos, então, arregaçar as mangas e melhorar o lead time da sua empresa? 

Leia mais:

Planejamento e Controle de Produção

Enxugue sua empresa e lucre mais

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?