this is an h1

this is an h2

Tue Mar 21 07:09:43 BRT 2023
Inovação | DIFERENCIAL
Resorts brasileiros inovam para atender às novas demandas pós-pandemia

Momentos de incertezas e dificuldades são os que mais levam o empreendedor a inovar e buscar soluções criativas para enfrentar os desafios do turismo.

· 31/01/2023 · Atualizado em 21/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Rever estratégias e buscar diferencial competitivo com o objetivo de aquecer os negócios no pós-pandemia é o que os resorts brasileiros estão fazendo para se recuperarem dos impactos causados pela pandemia de Covid-19.

Por meio de decisões administrativas e analisando as tendências no comportamento dos clientes, os resorts estão propondo soluções, muitas das quais de fácil implantação, que promovam mudanças consideráveis de forma a conseguirem manter um diferencial competitivo.

De acordo com a 5ª edição da pesquisa referente ao 3º trimestre de 2022, realizada pela Resorts Brasil, o perfil dos clientes desse segmento da hotelaria se manteve estável em comparação com o ano anterior.

Na maioria dos resultados, as famílias correspondem a 72% em 2022; os casais representam 15%; grupo de amigos foi de 8%; e a trabalho representou 4% dos hóspedes.

Uma das tendências por parte dos turistas é a busca por espaços amplos e maior contato com a natureza, fato que favorece esse perfil de hospedagem, pois possuem farta área externa com opções de atividade ao ar livre e um belo paisagismo.

Seja adicionando investimento mais robustos na infraestrutura ou priorizando o melhoramento dos serviços e a valorização das experiências, alguns resorts brasileiros adotaram estratégias e caminhos diferentes.

Um exemplo é o Enotel Convention & Spa, em Porto de Galinhas - PE, que optou pelo investimento na estrutura física incluindo um spa médico, o Spa Leager, all inclusive com alimentos mais saudáveis e de baixa caloria, além da renovação do paisagismo por toda a área de 45 mil metros quadrados.

Já o Nannai Resort & Spa, em Muro Alto – PE, apostou em intensificar a experiência do cliente por meio de um atendimento personalizado, com novos programas, como o "Cozinhando com o Chef”, em uma atividade ao ar livre. Além da oferta de piqueniques à beira mar.

O Tivoli Ecoresort Praia do Forte, na Bahia, priorizou investir na rede de TI para melhorar a qualidade do sinal de internet, já que alguns clientes estão ficando por mais tempo, fazendo o chamado hotel office. Investiram, também, no espaço para as crianças estudarem on-line, em novos cardápios com ingredientes locais e entretenimento com atividades ao ar livre.

Na região serrana do Rio de Janeiro, em Teresópolis, o Le Canton Resort, durante os quatro meses em que ficou fechado em 2020, procurou inovar através da capacitação e reestruturação dos setores, de modo a manter um padrão de excelência em atendimento, e em estratégias de marketing digital com o objetivo de divulgar e fortalecer a marca.

Aproveitem para assistir ao vídeo no YouTube do Canal dos Caçadores mostrando todas as atrações, gastronomia e as aventuras da família no Le Canton Resort.

O Mavsa Resort, em Cesário Lange, a 90 minutos da capital paulista, inovou com a criação de ofertas para atrair o público do entorno para estadas mais curtas e tornou-se dog friendly.

Em Santa Catarina, o Infiny Blue Resort & Spa apostou na cultura local por meio do programa Experience Guide, listando uma série de atividades, como um tour focado na produção artesanal de cerveja, uma tarde de compras com personal shopper ou um passeio nas bikes elétricas da Vindrais, fabricante uruguaia que tem uma filial na cidade catarinense.

Apesar do momento difícil que a pandemia ocasionou em todos os setores, tanto no lado social quanto no econômico, podemos dizer que são os momentos de incertezas e dificuldades que mais levam o empreendedor a inovar e buscar soluções criativas para superar a crise e resolver problemas.

Vale destacar que apesar das estratégias mencionadas serem adotadas por grandes empreendimentos, muitas ações adotadas são simples e não necessitam de grandes investimentos, podendo ser seguidas por outros de pequeno porte. Fica a dica!

Para saber mais, acesse os artigos:

O poder da inovação na busca de novos mercados turísticos

Inovação e turismo inteligente

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?