this is an h1

this is an h2

Tue Apr 25 11:02:07 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Saber precificar é essencial para o sucesso da sua loja de roupas

Possui uma loja de roupas ou planeja empreender nesse ramo? Aprenda a precificar suas mercadorias e garanta a saúde financeira da sua empresa.

· 29/07/2022 · Atualizado em 25/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Que o setor de moda é competitivo não é uma novidade para ninguém, e um dos aspectos que diferenciam o microempreendedor é justamente a qualidade das peças oferecidas e o preço. Mas para estabelecer o preço do seu produto, é preciso seguir alguns critérios básicos de precificação.

Neste artigo, o Sebrae quer ajudar você, microempreendedor, a compreender quais são esses critérios e como estabelecer o preço das suas mercadorias, de forma que o custo supra as necessidades vitais da empresa e seja rentável.

Qual o preço da sua matéria-prima?

Para que a sua loja permaneça em funcionamento, é preciso identificar quais são os preços dos seus insumos. Antes, uma pergunta: você costuma produzir suas próprias peças? Ou você compra as peças de um fornecedor?

Essas perguntas são muito importantes pois, a depender da resposta, influencia diretamente o cálculo do preço da sua matéria-prima (seu produto de venda). Se você ou a sua empresa for responsável pela produção, deve ser calculado o percentual do valor do tecido, da linha e de todos os materiais que envolvem a confecção. Caso você possua um fornecedor, precisa calcular os gastos de aquisição do produto, além de adicionar o seu lucro.

Manutenção da empresa

Além de saber o valor da sua matéria-prima, há outras variantes que devem ser calculadas antes da definição do preço final do produto. E essas variantes são os custos de manutenção da sua empresa, que podem ser divididos em custos fixos ou custos variáveis.

Para identificar quais são esses custos de forma prática, vamos a um breve exercício. Pegue um papel e uma caneta e liste quais contas da sua empresa você paga todo mês. Por exemplo: aluguel, água, luz, internet e o salário de um funcionário. No final da lista, você terá acabado de identificar quais são os custos fixos.

Vamos dar continuidade no exercício, mas agora você irá listar apenas as contas ou gastos que você possui de vez em quando ou com certa regularidade. Eles podem ter uma distância maior de tempo ou então um valor incerto a ser cobrado de um mês para o outro. Por exemplo: sacolas ou embalagens, valor de comissões, brindes preparados para uma data comemorativa, entre outros. Listou? Pronto! Agora você sabe quais são os custos variáveis da sua empresa.

Essas despesas não podem ser ignoradas uma vez que o seu produto será o investimento responsável por fazer o capital girar e gerar sua fonte de renda.

Segmente o seu nicho de atuação

Outra estratégia que vai te ajudar na hora de definir o preço é a segmentação do seu nicho de atuação. Embora a sua loja de moda possa vender mais de um tipo de roupa, como calças, vestidos e blusas, é importante que você tenha pré-estabelecido o que irá comercializar, até mesmo para definir uma média de valores daquele produto.

Por exemplo, suponha que você seja um vendedor de jaquetas. Se as suas jaquetas forem parecidas e possuírem uma diferença muito exorbitante de valor, isso vai gerar estranheza no seu público-alvo.

Essa, então, é uma boa estratégia de marketing para fidelizar o cliente, pois ele saberá o que comprar e qual valor pagará pelo produto desejado.

Calcule seu lucro

Não defina o preço de modo aleatório, muito menos sem calcular o valor estimado para lucro. O Índice de Lucratividade presume que, para calcular o lucro, é necessário dividir o valor do lucro líquido (o que sobra para a empresa depois dos gastos) pela receita total (valores recebidos pela empresa) e multiplicar por 100. O resultado determinará qual deve ser o seu lucro.

Você sabe o que é regime tributário de uma loja de modas?

O estabelecimento que possui um CNPJ deve pagar ao estado impostos referentes à sua arrecadação anual. A definição do valor desses impostos também leva em consideração o tamanho da empresa e qual a função exercida.

Portanto, ao estipular o preço, é essencial ter conhecimento de qual regime é atribuído à sua empresa. Existem três tipos: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Para conhecer esses regimes, converse com seu contador ou procure o Sebrae mais próximo.

Por que definir preço?

Para preservar a saúde financeira da sua loja, saber quando e quanto pode investir em mais insumos, entender qual o melhor momento para oferecer descontos ou promoções, entre outros benefícios para você, a sua empresa e a sua clientela.

Possui dúvidas sobre o regime tributário da sua loja de modas ou sobre como precificar o seu produto? Acesse o artigo do Sebrae que fornece explicações sobre como definir o preço de venda ou o curso online que instrui na formação de preço para o seu tipo de negócio.

Para mais informações sobre o assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo de sua localidade ou entre em contato com a Central de Relacionamento que irá te orientar gratuitamente pelo número de telefone: 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?