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Inovação | MELHORIA EM DESIGN
Saiba como melhorar a visibilidade do produto no e-commerce

Um design atrativo pode contribuir para a permanência do cliente na loja virtual e o aumento das vendas. É de extrema importância investir na comunicação visual

· 29/07/2015 · Atualizado em 12/04/2023
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A visibilidade e o design da loja on-line influenciam na escolha do cliente. As informações visuais e a qualidade das fotos dos produtos são pontos cruciais para vendas no e-commerce.

Por isso, a página inicial do site exige atualização e manutenção constantes para destacar promoções e itens que despertem a atenção do cliente, de acordo com o perfil dele.

Procure sempre deixar as peças que mais vendem em banners destacados na página inicial, faça um ciclo de renovação a cada 7 dias, ou programe para que faça de forma automática tais mudanças, caso a plataforma disponibilize essa função.

O visual inclui a facilidade de acesso e até mesmo o tempo de permanência na loja, aspectos que podem favorecer as vendas.

Confira, a seguir, algumas dicas de como isso pode ser feito no site de seu e-commerce.

Aparência visual

A página inicial do comércio eletrônico é como a vitrine de uma loja física, pode ou não convidar o cliente para olhar mais ou até mesmo comprar aquele produto exposto.

Informações claras sobre o produto, design padronizado, processo simplificado de compra e visibilidade dos produtos são fatores essenciais para diminuir o índice de desistência da compra.

O visitante precisa sentir-se atraído, ainda mais porque os consumidores são influenciados pela aparência visual no momento da compra. Veja um exemplo de imagem harmonizada, onde uma pessoa está em contato com o produto:

Exposição dos produtos

Para melhorar a exposição dos produtos, é necessário que as fotos substituam a visão real para o cliente. Dessa forma, ele poderá escolher melhor o produto. Quantas vezes deixamos de comprar algo por ficarmos na dúvida se a foto é real ou não? Pois é, seu cliente também ficará. Vamos humanizar mais as imagens?

Para que a imagem seja fiel à realidade, a foto de exposição precisa ser de alta qualidade e resolução.

Ângulo e tamanho

A loja pode oferecer fotos de vários ângulos do produto e apresentar modelos que o experimentem. Ver o produto em outras pessoas humaniza a venda.

Em casos de produtos que não podem ser vestidos ou usados em fotos, é possível apresentar imagens do produto ao lado de outros objetos ou em mãos de modelos para que se tenha noção de tamanho e outros aspectos.

Vídeos explicativos

Se o produto exige detalhes no manuseio, como a forma correta que ele deve ser aberto, por exemplo, é interessante que – além de informações escritas e fotos de boa qualidade – sejam apresentados vídeos explicando como utilizá-lo. Tire as dúvidas do seu cliente com um vídeo curto, não economize afeto.

Isso contribui para o uso adequado do produto e, ainda, destaca a sua qualidade. Além disso, utilizar vídeos pode gerar um canal de aproximação com o consumidor.

Dicas adicionais

Com a possibilidade de investimento, um profissional da área de fotografia contribuirá com a excelência da exposição de produtos.

Alguns fatores são essenciais para expor fotos atrativas e que tenham qualidade. Confira a seguir:

  • Utilize a luz do dia: com a falta de uma luz profissional, desligue o flash e utilize a luz natural. Isso pode evitar reflexos e dar mais qualidade à foto;
  • Abuse dos ângulos: dessa forma, seu site poderá apresentar imagens melhores e mais visibilidade do produto para o consumidor;
  • Pense no cenário: organize um ambiente limpo, que não tenha outras informações que chamem mais atenção do que o produto;
  • Mostre detalhes: o detalhe pode ser mais atraente do que o próprio produto. Sabe quando pensamos “nossa, aquele botão, bordado, pedrinha, ferragem, fez toda a diferença na peça?” Seu cliente também pode ver assim, então tente realçar alguns detalhes chamativos, afinal, fotos dos detalhes enriquecem a visão do cliente.

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