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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Saiba como precificar um serviço de assinatura

Precificação é um processo e uma estratégia para manter a saúde financeira do modelo de negócios e a fidelização do seu cliente.

· 18/07/2022 · Atualizado em 25/08/2022
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Serviço de assinatura ou clube de assinatura é um modelo de negócios em ascensão que aumenta o fluxo de vendas e fideliza os clientes. O consumidor contrata um pacote de produtos ou serviços, recebe e paga com uma regularidade que pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Atualmente, é possível oferecer e contratar planos de assinaturas de alimentos, bebidas, livros, séries e filmes, músicas, aulas on-line, roupas e consultas de saúde. 

Empreendedores e clientes têm vantagens com esse tipo de negócio digital.  Para o cliente, é cômodo e fácil receber seus produtos ou serviços regularmente. Além disso, eles têm exclusividade e preços atrativos. Já para o empreendedor, ter recorrência de entrada de receita e fidelizar o cliente são alguns benefícios das assinaturas. Também é possível fazer um planejamento da produção e se diferenciar da concorrência com esse tipo de negócio. 

Precificação

Ter pagamento recorrente é uma vantagem, mas também um desafio do serviço de assinatura. O empreendedor precisa entender algumas métricas para ajustar os seus valores, que não podem ser nem muito altos nem muito baixos para não afastar os clientes. 

Métricas

As métricas são as melhores maneiras de se precificar de maneira correta o seu serviço de assinatura. Elas ajudam a determinar se o preço está muito acima ou abaixo do esperado pelo cliente e pelo mercado. As principais métricas esse modelo de negócios são: 

  • Custo por aquisição (CPA): essa métrica depende dos seus objetivos. Você deve pensar qual o CPA justo para o cliente e qual o CPA rentável para o seu negócio. Para calcular é preciso levantar suas despesas mensais de marketing digital e dividir pelo número de clientes mensais.
  • Taxa de cancelamento: é o cálculo do número de clientes que cancelaram o serviço em determinado período.
  • Valor de vida do cliente (Customer lifetime value): essa métrica vai mostrar quanto tempo o seu cliente permanece com o seu serviço e pode apontar gaps ou falhas do porquê ele desiste do seu negócio. 

Meios de cobrança 

A experiência do cliente é fundamental nos clubes de assinatura. É um serviço que trabalha a fidelização e o relacionamento com o cliente constantemente. Manter o cliente e o pagamento é um desafio constante para esse negócio digital. A estrutura e o sistema de pagamentos pode ser montada de três maneiras: 

  • Gateway faz a conexão entre cliente e empresa por meio do cartão de crédito ou boleto. Para visualizar melhor, é como se fosse a máquina de cartões das lojas físicas.  
  • Intermediador: como o gateway faz essa conexão, mas também processa as transações e faz análise de crédito e de segurança. Geralmente, são empresas que fazem o papel de intermediadoras.
  • Integração direta: Nesse caso, toda a infraestrutura de pagamento, bem como de segurança, fica por conta da empresa que está oferecendo o serviço de assinatura.

Lembre-se de planejar cenários, como a falha no pagamento. Coloque as seguintes questões no seu planejamento:

  • Como proceder caso o cliente não pague o boleto ou não tenha saldo no cartão de crédito? E se a falha for no banco?
  • Para cobranças, é melhor utilizar e-mail, SMS ou ligação telefônica?
  • Qual o prazo médio de atrasos?

Percebe-se que é preciso entender o perfil e a jornada do seu cliente para se precificar corretamente o seu serviço de assinatura. Também é importante observar o mercado e fazer análises constantes das suas métricas. Tudo isso fará com que você ofereça preços competitivos e mantenha a saúde financeira do seu negócio digital.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Como receber pagamentos online?

Como desenhar um modelo de negócios 


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