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Tue Aug 30 17:28:03 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Saiba como usar Customer Data Platform no seu negócio

O CPD tem o foco na experiência do cliente e consegue fornecer dados estratégicos para o direcionamento do marketing digital.

· Atualizado em 30/08/2022
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Proporcionar a melhor experiência ao cliente, entendendo suas necessidades criando ações estratégicas, esse é o objetivo do Customer Data Platform (CPD). Trata-se de uma inovação tecnológica de aplicação no marketing, uma evolução do Data Management Platform (DMP), sistema que captava informações dos clientes somente por meio de cookies e e-mails. 

O CPD consegue capturar essas informações de diversas fontes e direcioná-las para produção de conteúdo, e-mail marketing ou ofertas mais assertivas. Atualmente, o cliente não utiliza apenas um dispositivo. Assim, ele deixa suas informações mais dispersas em redes sociais, smartphones, desktops, enfim, em vários canais. 

O objetivo do CPD não é apenas segmentar, mas melhorar taxas de conversão e engajamento, criando um perfil mais aprofundado do cliente. Ele consegue perceber a movimentação dos consumidores em diferentes navegadores e o comportamento multicanal. Coleta o tempo de permanência na página, interação na web e armazena dados em Big Data. 

Atualmente, as pessoas compram mais no ambiente on-line e interagem com os vendedores nos canais digitais. A experiência do cliente passou a ser o foco dos negócios digitais, porque o consumidor não deseja apenas um produto ou serviço, mas se interessa e é fidelizado pela experiência vivida com a empresa. 

O Relatório do Varejo 2021 mostrou que 90% dos consumidores não voltam a uma loja, física ou on-line, se a sua experiência não for positiva. Isso sem falar nas avaliações e comentários que são feitos nas redes sociais e na internet. Uma boa experiência fideliza e constrói a reputação do negócio on-line. 

Assim, o CPD tem se tornado uma ferramenta estratégica. De maneira prática, trata-se de um software que cria um banco de dados unificado com todas as informações do seu cliente, de diferentes fontes. 

É importante ressaltar que o CPD deve observar e respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ou seja, deve tratar os dados com segurança e consentimento dos usuários. A mensuração e avaliação constante do plano de ação do negócio também retroalimentam o sistema. Por isso, para que essa ferramenta seja produtiva, é preciso ter metas e prazos de cumprimento, objetivos e estratégias alinhadas com o negócio. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Metodologia ágil foca no cliente e na gestão do time 

Entenda a importância de investir em gestão da experiência do cliente


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