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Mon Feb 13 03:01:12 BRT 2023
Mercado e Vendas | PESQUISA DE MERCADO
Saiba o que é uma pesquisa de mercado e seus benefícios

A pesquisa de mercado é uma ferramenta para obter informações valiosas para a gestão de qualquer empreendimento, seja cooperativa ou mesmo um pequeno negócio.

· Atualizado em 13/02/2023
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O que está acontecendo com o seu negócio? Por que há produtos encalhando nas prateleiras? Os associados andam satisfeitos com a sua cooperativa? Será que o lançamento de um novo produto é adequado para o nosso público? Como podemos melhorar o relacionamento com os associados? Uma pesquisa de mercado pode responder essas e uma série de outras perguntas. Mas, o que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta para obter informações valiosas sobre o mercado em que se atua ou se pretende atuar. Ela vai oferecer um conhecimento estratégico para a tomada de decisões que vai melhorar o desempenho do negócio e o relacionamento com os clientes, fornecedores e com o mercado em geral. Enfim, ela serve para ajudar a resolver problemas que qualquer negócio eventualmente venha a enfrentar.

Atualmente, a pesquisa de mercado é um recurso acessível até mesmo a pequenas empresas, dependendo da complexidade do problema a ser pesquisado. Uma boa pesquisa permite:

  • Conhecer o seu público por meio da construção de personas que caracterizam uma representação do cliente ideal. Essas personas vão guiar as estratégias desenvolvidas para atender as demandas, necessidades e preferências do público consumidor de sua marca.
  • Determinar a viabilidade de uma iniciativa para iniciar um novo negócio. A pesquisa pode ser de grande ajuda em tudo, desde a definição do ponto de venda até a construção da identidade visual. Com ela, é possível avaliar, ainda, se esse novo negócio faz sentido diante do contexto econômico e do público-alvo.
  • Mensurar a satisfação de clientes e cooperados. O relacionamento insatisfatório com clientes e cooperados tem o potencial de causar danos graves. Segundo pesquisa da empresa de pagamentos Juno, a insatisfação é a segunda maior causa de inadimplência. A pesquisa de mercado pode verificar o nível de satisfação para que se possa tomar uma atitude quando ele entrar em queda. 
  • Identificar e conhecer melhor os concorrentes. É importante conhecer a concorrência em sua área. As pesquisas de mercado contribuem para identificar quem são os concorrentes diretos da sua cooperativa e entender as estratégias e ações que eles estão praticando.
  • Fazer análises de mercado. As pesquisas de mercado ajudam a entender o que impacta os negócios e o comportamento dos consumidores. Uma queda nas vendas de um certo produto, por exemplo, pode ser fruto de alguma falha da cooperativa ou de uma desaceleração geral daquele mercado e a pesquisa vai ajudar a identificar a razão que levou a isso.
  • Encontrar fornecedores fundamentais para todos os negócios. Os fornecedores e distribuidores impactam diretamente na qualidade do produto ou serviço entregue pela cooperativa. As análises de mercado permitem avaliar quais são os parceiros mais adequados para consolidar o seu negócio.
  • Antecipar oportunidades de negócios. As pesquisas de mercado podem contribuir para identificar tendências antes dos concorrentes. Assim, a cooperativa vai estar preparada para suprir essa demanda e largará na frente das competidoras nas busca pela inovação.

As pesquisas de mercado podem ser feitas por empresas contratadas, por empresas juniores tocadas por estudantes universitários ou até mesmo pelo próprio dirigente de uma empresa ou cooperativa e seus funcionários. Há vários tipos de pesquisa, que podem ser definidos conforme o tipo de informação a ser sondado. A saber:

  • Pesquisa de mercado exploratória: faz uma exploração de uma situação para realizar uma análise e tirar recomendações desse estudo. Por exemplo, uma cooperativa quer se internacionalizar e analisa casos de outras que já passaram por esse processo com sucesso. Esse tipo de pesquisa de mercado deve ser realizada com o público envolvido diretamente com o assunto abordado. Isso envolve conversar com executivos de uma instituição, vendedores e fornecedores.
  • Pesquisa de mercado descritiva: como o nome diz, ela descreve um panorama a respeito de determinado público para orientar estratégias de marketing. Este modelo é útil  quando sua cooperativa quer encontrar uma persona para poder planejar estratégias de vendas mais efetivas. A pesquisa de mercado descritiva vai ajudar a identificar o perfil dos clientes e suas preferências, levantando informações que servirão de base para decisões comerciais estratégicas como, por exemplo, se o público é adepto ou não de compras on-line.
  • Pesquisa de mercado causal: tem a finalidade de estabelecer uma relação de causa e efeito para tentar solucionar algum problema. Por exemplo, por que meus clientes on-line colocam itens no carrinho, mas não finalizam a compra? As causas podem ser várias, como dificuldade de interagir com a plataforma, problemas com a interface que aceita pagamentos, tarifas de frete altas demais... A pesquisa deve determinar a causa do problema que, assim, poderá ser resolvido.

O Sebrae oferece apoio a negócios de todo o tipo, incluindo cooperativas. Em breve, será disponibilizado um passo a passo de como realizar uma pesquisa de mercado.

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