this is an h1

this is an h2

Wed Aug 24 22:26:00 BRT 2022
Cooperação | COOPERATIVA
Sescoop: o Sistema S dentro do cooperativismo

Um dos eixos do sistema cooperativo brasileiro, o Sescoop atua principalmente na capacitação profissional para o cooperativismo.

· 15/08/2022 · Atualizado em 24/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foi criado em 1998 como o braço do Sistema S dentro do cooperativismo. Hoje, é um dos pilares do movimento cooperativista no país, que tem à frente a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O outro pilar é a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), representação sindical patronal do movimento.

O que é o Sescoop?

O Sescoop Nacional é um serviço social autônomo, com personalidade jurídica de direito privado, instituído formalmente pela Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, e respectivas reedições; e pelo Decreto nº 3.017, de 7 de abril de 1999. 

Seus principais objetivos são: organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional e a promoção social dos trabalhadores e dos associados das cooperativas em todo o território nacional, e operacionalizar o monitoramento, a supervisão, a auditoria e o controle em cooperativas, conforme um sistema desenvolvido e aprovado em Assembleia Geral da OCB. Para isso, o Sescoop trabalha em centros próprios ou em parceria com órgãos públicos e privados.

Como funciona

Da mesma forma que a OCB conta com representações regionais, as Organizações das Cooperativas nos estados (OCEs), estas comandam, também, os Sescoops estaduais. Isso garante que toda cooperativa associada a uma OCE tenha acesso aos materiais e cursos do Sescoop, o que assegura sua adesão aos princípios do cooperativismo e à governança, além de aumentar sua produtividade. 

Um dos exemplos é a aplicação, pelo Sescoop, do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que vem aperfeiçoando o funcionamento das entidades em todo o país. Desta forma, a cooperativa passa a cumprir sua função essencial de propiciar o crescimento econômico dos associados, da comunidade em que está inserida e da sociedade em geral.

Agora que você conhece melhor o funcionamento do Sescoop, que tal pensar em aderir a uma cooperativa ou criar uma entidade?


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?