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Sat Mar 18 21:14:31 BRT 2023
Mercado e Vendas | GESTÃO DE VENDA
Softwares e aplicativos facilitam e melhoram a gestão do salão

É fundamental utilizar ferramentas digitais para fazer a gestão, elas trazem mais agilidade e competitividade aos negócios de beleza.

· Atualizado em 18/03/2023
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A vida de quem empreende na beleza — salões, esmalterias, barbearias e outros espaços de beleza — não é nada fácil: definir estratégias, planejar os serviços e portfólio de produtos; calcular custos, despesas e margem de contribuição; organizar os fluxo e processos; fazer o controle de caixa, gestão de estoques; calcular salários, comissões e cota-partes de colaboradores e parceiros; cuidar da agenda, meios de pagamentos; fazer treinamento da equipe, marketing e divulgação de produtos etc.

Para darem conta dessa agenda, para terem controle sobre o negócio, para cuidarem dos clientes e colaboradores e, ainda, manterem-se competitivos, os salões de beleza estão automatizando sua gestão através de sistemas especializados. O software de gestão de salão de beleza ajuda os proprietários de salões e profissionais a administrarem melhor as operações do seu dia a dia.

Os aplicativos e softwares especializados para salão de beleza integram os negócios de beleza ao mundo digital. Eles agilizam uma série de processos, do agendamento de clientes a gestão financeira, permitindo que os donos de salão tenham controle pleno do seu negócio e possam se dedicar melhor aos seus clientes e às estratégias para manter o seu negócio mais competitivo e lucrativo.

Veja no infográfico quais os principais módulos nos melhores softwares e aplicativos disponíveis no mercado para espaços de beleza:

Fonte: Apresentação software e aplicativos para salões de beleza - Elderci Garcia

Clientes

Para uma boa gestão dos seus clientes, é preciso ter uma ferramenta que gerencie suas informações e dados. Com utilização de software, é possível saber quem é o seu cliente, quais os serviços que usa, com que frequência ele frequenta o seu salão e quanto ele gasta.

Agenda

O agendamento automatizado permite o controle da agenda que é uma ferramenta fundamental para atender bem os clientes. Pode-se reservar, reagendar ou acompanhar os agendamentos e fazer uma boa gestão dos horários de atendimento. Ele possibilita aumentar a taxa de ocupação e deixa os clientes e colaboradores mais satisfeitos. Pode-se enviar mensagens de confirmação de agendamento via SMS ou WhatsApp, o que reduz as chances de não comparecimento aos agendamentos

Frente de Caixa

Aqui você abre a ficha ou comanda do cliente e faz o check-in e o check-out. A partir do Frente de caixa, o processo de meios de pagamentos controla o tipo de pagamento efetuado (cartão, PIX, dinheiro, etc.)

Gestão Financeira

Toda a gestão financeira pode ser feita através deste módulo que faz o controle do fluxo de caixa, meios de pagamento, bancos, estoques, comissões etc. Muito importante neste módulo são os Relatórios que permitem ao gestor fazer todo o planejamento e tomar importantes decisões estratégicas sobre o seu negócio.

Controle do Fluxo de caixa

Para uma gestão de fluxo de caixa eficiente, é necessário que o controle das entradas e saídas seja feito detalhadamente, com igual controle das receitas, das despesas e da emissão de relatórios que trazem as datas e o fechamento de caixa diário.

Nota Fiscal:

A lei 13.352/2016 determina que o Salão-Parceiro é o responsável pela emissão da Nota Fiscal e pelo recebimento dos valores do serviço prestado. Em relação à tributação, a emissão da Nota Fiscal deve atender à Resolução do Comitê do Simples Nacional CGSN e às normas municipais em vigor. O módulo de emissão de Nota Fiscal automatiza este processo e se conecta automaticamente aos órgãos governamentais e fiscais, tornando este processo fácil e automático.

Estoque

O controle automatizado de estoques é fundamental para saber o capital investido em estoque, para controlar entrada e saída de produtos e insumos, para identificar a realização de compras para reposição, para controlar a data de validade dos produtos, bem como para conhecer a quantidade de produtos utilizados pelos parceiros profissionais em cada procedimento, permitindo a criação de uma estratégia de divisão de insumos com estes parceiros.

Colaboradores e parceiros

O software calcula automaticamente a cota-parte do profissional parceiro de acordo não apenas com a Lei do Salão Parceiro, como também de acordo com o contrato de parceria formado entre o salão e o profissional da beleza, o qual pode envolver a divisão dos produtos utilizados e outros itens. Ele também faz o recibo.

Marketing

Este módulo ajuda o salão de beleza a realizar campanhas de marketing por canais como SMS, WhatsApp ou e-mail. Ele possibilita ao salão e profissionais disparar mensagens de promoções programadas e fidelizar os clientes.

Relatórios

Os Relatórios emitidos pelos softwares de Gestão dão informações gerenciais importantes. Pode-se acessar qualquer informação do seu negócio através de relatórios customizados, pois pode-se configurar os relatórios conforme a necessidade do proprietário do salão. Pode-se ter relatórios financeiros com conciliação bancária, relatórios com quantidades de serviços realizados por profissional, relatórios sobre os serviços realizados por cliente, tíquete médio, faturamento diário e muitos outros que podem ajudar a melhorar a performance do negócio.

Conheça os 10 fatores-chave para o sucesso em salões de beleza

No Portal do Sebrae Beleza no https://linktr.ee/SebraeBeleza, você tem informações sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem sucedido no seu  negócio de beleza.

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