this is an h1

this is an h2

Mon Apr 24 15:29:02 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Sou MEI e quero ter um estagiário, como funciona?

Do MEI até a grande empresa, todos podem ter estagiários.

· 07/03/2023 · Atualizado em 24/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quem tem CNPJ pode oferecer oportunidade de estágio. Desde a mais simples estrutura de empresa, dependendo do ambiente que a operação possui, até portes maiores, há oportunidades de ter um(a) estagiário(a) fazendo parte do sucesso do negócio.

estagiário ou estagiária pode estar cursando os últimos anos do ensino fundamental, fazer parte do programa Jovem Aprendiz, ou ter contrato de estágio convencional, no caso de quem está cursando o ensino médio, educação profissionalizante ou ensino superior. A contratação deve seguir os moldes da Lei nº 11.788/2008 para o estágio e da Lei nº 10.097/2000 para o Jovem Aprendiz. 

O programa Jovem Aprendiz é uma modalidade especial de contratação de jovens de 14 a 24 anos que incentiva a conquista do primeiro emprego e o aperfeiçoamento com cursos complementares profissionalizantes. O estágio convencional é voltado para alunos e alunas do ensino médio, profissionalizante e superior.

Se liga nos quesitos para o estágio de MEI

É importante que o MEI esteja a par de todos os quesitos da contratação do(a) estagiário(a) no que se refere à jornada de trabalho, a qual não poderá exceder 30 horas para os contratados de nível médio e 20 horas para os de nível fundamental. O contrato poderá durar até dois anos, tendo a possibilidade de contratação ao final do período.

A remuneração é recebida por bolsa-auxílio e o(a) estagiário(a) também tem direito a vale-transporte e a férias remuneradas de trintas dias ao final de cada ano contratado, além de seguro pessoal para acidentes. É realizado um Termo de Compromisso de Estágio (TCE), em que o empreendedor assume o papel de tutor/supervisor junto à instituição de ensino na qual o(a) estagiário(a) esteja matriculado(a). 

Se você acha que é muito detalhe para se preocupar, saiba que existem agências de estágio e entidades do “Sistema S” que podem fazer esse meio de campo para você poder escolher um(a) estagiário(a) com menos burocracia, das quais Ciee, IEL, Senai, Senac e Senat são ótimos exemplos. 

Obviamente, a operação como MEI espera ter ganhos rápidos em produtividade, engajamento e inovação para poder angariar maiores níveis e se manter no mercado. Nesse sentido, o(a) estagiário(a) pode ser uma peça-chave importante para trazer o conhecimento acadêmico vivenciado com ideias inovadoras, grande motivação em cooperar com o crescimento da empresa, interesse no aprendizado e, em médio ou longo prazo, poderá se tornar de fato funcionário(a) da sua operação. 

Ter um(a) estagiário(a) ao lado do MEI pode ser uma grande vantagem! Por isso, preparamos uma série de quatro artigos que ajudarão a ilustrar bem a questão de contratar um(a) estagiário(a) no porte de MEI, a saber: MEI pode contratar estagiário?; Por que o MEI deve contratar um estagiário; Quero ter um estagiário. Como funciona?; Funcionário ou estagiário?

Também indicamos para você que está iniciando as suas atividades como MEI o curso EaD Como administrar um pequeno negócio. Clique no link e inscreva-se!

Para ilustrar as regras e condições para contratação de um estagiário ou Jovem Aprendiz, o Sebrae lançou um infográfico com o esclarecimento de dúvidas sobre o tema, além de um time de profissionais que estão à disposição para tirar eventuais dúvidas sobre este e outros assuntos de empreendedorismo. Ligue no 0800 570 0800.

Tags MEI

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?