this is an h1

this is an h2

Mon Aug 07 09:32:02 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade: vantagens para as empresas e para o meio ambiente

Ações sustentáveis são a solução para diminuir despesas e fortalecer sua marca. Saiba por onde começar e adotar essa prática, o meio ambiente agradece!

· Atualizado em 07/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Engana-se quem acha que adotar medidas mais ecológicas é apenas uma maneira de proteger o meio ambiente, objetivando unicamente a qualidade de vida de gerações futuras. É claro, essas razões devem ser uma grande motivação, mas, além disso, a sustentabilidade visa à redução de custos de produção e do valor final dos produtos e, também, ao fortalecimento da marca.

Beleza sustentável

Atualmente, o número de consumidores conscientes que buscam por empresas relacionadas à sustentabilidade é grande, o que indica a preocupação crescente em relação ao bem-estar, à qualidade dos produtos e ao cuidado com o meio ambiente. Como consequência, mundialmente, importantes mudanças vêm ocorrendo na forma como as empresas concebem e incorporam princípios de sustentabilidade em seus negócios.

Inicialmente, esse conceito estava relacionado à produção das indústrias; agora, ocorre a ampliação do tema para todas as áreas da sociedade. Dessa consciência sustentável surgiu, então, uma nova maneira de cuidar da aparência e da estética: o universo de beleza “verde”.

Os consumidores desse tipo de empreendimento buscam cuidar do corpo, da alma e, também, do planeta. Ações adotadas por salões sustentáveis vão desde a instalação de painéis solares, até a utilização somente de produtos não testados em animais.

Salão Chic Coiffeur

Práticas mais sustentáveis já fazem parte da rotina do salão de beleza Chic Coiffeur, de Natal (RN). Sua proprietária, Fabiana Gondim, criou um método inovador chamado HairSIZE, que mede a quantidade de produto a ser utilizado nos cabelos de clientes, analisando o comprimentos dos fios. O método, que evita excessos de produto no cabelo, também ajuda a diminuir o desperdício de cosméticos, de embalagens e, ainda, o consumo de água utilizado nas lavagens.

Além disso, no Chic Coiffeur não se usa spray de unhas e cabelos, pois o produto contém CFC, um gás altamente tóxico para os funcionários, clientes e para o meio ambiente. A energia solar, a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos também fazem parte do dia a dia do empreendimento.

Cativa Natureza 

Rose Bezecry, há sete anos, também resolveu apostar em promover o respeito ao meio ambiente através de seus  produtos. A Cativa Natureza, fruto dessa iniciativa, foi a primeira rede de lojas do Brasil especializada na venda de cosméticos feitos com insumos orgânicos. O portfólio de produtos, que inicialmente contava com apenas oito itens, agora já chega a 108 itens de cuidado pessoal.

Os produtos são todos elaborados com insumos de origem natural produzidos de forma orgânica, ou seja, sem o uso de nenhum tipo de agrotóxico ou fertilizante. A formulação final não permite, por exemplo, sulfatos, derivados de petróleo ou derivados de origem animal. Segundo a empreendedora, desde que a Cativa deu início às suas atividades, o mercado de produtos naturais já cresceu de 35 a 40%. 

O que a sustentabilidade pode fazer pelo meu negócio? 

A Mecânica Chiquinho é o exemplo prático de como ações sustentáveis podem gerar benefícios para a empresa. Francisco Severiano Alves, há 20 anos, quando fundou a oficina, já sabia a importância dessas práticas e, por isso, quando construiu a nova oficina, sua primeira ideia foi utilizar telhas translúcidas para ter mais claridade e, assim, reduzir a conta de luz. A economia foi imediata: os valores pagos, que antes giravam entre 180 e 220 reais mensais, hoje não passam de 120 reais.

Além disso, a oficina possui sistema de captação de água da chuva. “Esse investimento foi um dos mais altos, mas, em menos de seis meses, a economia no uso da água tratada foi pago”, explica Francisco. Atualmente 90% do uso da água na oficina provem das chuvas, que são direcionados para a descarga do banheiro, limpezas de peças e limpeza da oficina. Todo óleo usado é encaminhado para reciclagem, assim como outros materiais, como o papelão das embalagens e peças usadas, que são vendidas, gerando uma receita média de 300 reais por mês.

Quer saber mais sobre as vantagens de adotar o sustentabilidade no seu negócio? Desenvolvemos um conteúdo sobre “Como crescer com práticas responsáveis”.

FAVORITAR
Botão favoritar

O caso do salão de beleza Chic Coiffeur

Práticas mais sustentáveis já fazem parte da rotina do salão de beleza Chic Coiffeur, de Natal (RN). Sua proprietária, Fabiana Gondim, criou um método inovador chamado HairSIZE, que mede a quantidade de produto a ser utilizado nos cabelos de clientes, analisando o comprimento dos fios. O método, que evita excessos de produto no cabelo, também ajuda a diminuir o desperdício de cosméticos, de embalagens e, ainda, o consumo de água utilizado nas lavagens.

Além disso, no Chic Coiffeur não se usa spray de unhas e cabelos, pois o produto contém CFC, um gás altamente tóxico para os funcionários, clientes e para o meio ambiente. A energia solar, a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos também fazem parte do dia a dia do empreendimento.

Rose Bezecry, também resolveu apostar em promover o respeito ao meio ambiente através de seus  produtos. A Cativa Natureza, fruto dessa iniciativa, foi a primeira rede de lojas do Brasil especializada na venda de cosméticos feitos com insumos orgânicos. O portfólio de produtos, que inicialmente contava com apenas oito itens, agora já chega a 108 itens de cuidado pessoal.

Os produtos são todos elaborados com insumos de origem natural produzidos de forma orgânica, ou seja, sem o uso de nenhum tipo de agrotóxico ou fertilizante. A formulação final não permite, por exemplo, sulfatos, derivados de petróleo ou derivados de origem animal. Segundo a empreendedora, desde que a Cativa deu início às suas atividades, o mercado de produtos naturais já cresceu de 35 a 40%. 

O que a sustentabilidade pode fazer pelo meu negócio?

A Mecânica Chiquinho é o exemplo prático de como ações sustentáveis podem gerar benefícios para a empresa. Francisco Severiano Alves, quando fundou a oficina, já sabia a importância dessas práticas e, por isso, quando construiu a nova oficina, sua primeira ideia foi utilizar telhas translúcidas para ter mais claridade e, assim, reduzir a conta de luz.

Além disso, a oficina possui sistema de captação de água da chuva. “Esse investimento foi um dos mais altos, mas, em menos de seis meses, a economia no uso da água tratada foi pago”, explica Francisco. Atualmente 90% do uso da água na oficina provém das chuvas, que são direcionados para a descarga do banheiro, limpezas de peças e limpeza da oficina. Todo óleo usado é encaminhado para reciclagem, assim como outros materiais, como papelão das embalagens e peças usadas, que são vendidas.

Quer saber mais sobre as vantagens de adotar a sustentabilidade no seu negócio? Desenvolvemos um conteúdo sobre Como crescer com práticas responsáveis.

Sustentabilidade social

A sustentabilidade social é, basicamente, adotar um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população. E promover essas práticas é uma das principais missões da Rede Premialy Padaria e Lancheria, de Minas Gerais. A empresa investe intensamente em ações sociais, culturais e ambientais para estar mais próxima da clientela.

Campanhas de arrecadação de livros usados, concurso de redação para jovens e doação de presentes de Natal para crianças autoras de cartinhas divulgadas nas lojas da rede são alguns exemplos de ações socioculturais da empresa.

O empreendimento também coleta pilhas, baterias e óleo usado de cozinha, por meio de coletores colocados nas padarias da rede. Quem descarta o óleo usado, recebe material de limpeza em troca, doados pelas empresas de reciclagem paulistas e mineiras que recebem os materiais. 

As vantagens de tantas ações inovadoras e sustentáveis ajudaram a fortalecer a imagem da marca, gerando resultados econômicos. “Nossas vendas aumentam entre 10 a 15%, quando estamos promovendo alguma campanha”, revela o empresário. 

FAVORITAR
Botão favoritar
Dificuldades enfrentadas

Segundo a Pesquisa de Sustentabilidade realizada pelo Sebrae, 18,3% dos empresários acredita que a falta de informações sobre sustentabilidade é a principal barreira para adotar ações sustentáveis na empresa, seguida pela dificuldade em encontrar parceiros para cooperação (16,6%) e o preço a pagar para adotar ações (11,2%).

Apesar de o assunto estar em pauta em diversas discussões, a falta de conhecimento sobre o tema é, de fato, um problema na hora de pensar em adotar ações mais sustentáveis. Pensando nisso, desenvolvemos um e-book sobre Sustentabilidade.  

Acesse também o curso online ESG para pequenas empresas 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?