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Fri Mar 17 01:23:49 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Tendências do varejo mundial para os pequenos negócios

Fique por dentro das principais tendências do varejo mundial e utilize no seu negócio.

· Atualizado em 17/03/2023
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Para destacar-se no mercado, é necessário ficar de olho nas principais tendências e inovações. Este artigo, inspirado no post do Sebrae Rio Grande do Sul, aponta as principais tendências para o varejo apresentadas na NRF 2022: Retail’s Big Show - maior feira do setor do mundo. Mais de 15 mil varejistas, fornecedores e especialistas na área se reuniram em Nova Iorque para debater os desafios e apontar as tendências do varejo mundial. Acompanhe a seguir os principais insights do evento.

Sua marca precisa estar onde o cliente preferir, com um canal apoiando o outro. A loja física vem mudando para atender às novas necessidades dos clientes e se transformando em espaços de experiência e apoio ao varejo digital. A ideia principal é que o on-line e o off-line funcionem como uma coisa só. O conforto digital é uma grande tendência do setor e pressupõe a utilização da tecnologia para o consumidor se relacionar com a marca da forma que for mais adequada naquele momento – seja por meio de um site, aplicativo, loja física, no WhatsApp ou por meio de uma mídia social.

A missão do varejo físico e digital é ir além dos dois formatos e proporcionar também entretenimento. O metaverso promete diversificar as ofertas do varejo digital, transformando-se no que os especialistas chamam de metacommerce. Este novo formato ainda está em construção, mas o fato é que o e-commerce no modelo atual está com os dias contatos, sobretudo quando olhamos para as gerações mais novas que preferem comprar por meio de live commerces ou algo que gere entretenimento.

Conhecer e focar nas necessidades dos clientes é uma forma de manter-se competitivo. O consumidor busca cada vez mais por um “algo a mais” além dos produtos e serviços, procurando marcas que os representam ou apoiam suas crenças e posicionamentos. A comunicação deve ser empática e verdadeira para gerar identificação real com os valores da marca. É essencial estabelecer este relacionamento para manter os clientes engajados.

Aproveite e acesse estes dois conteúdos que separamos para você:

Como bombar nas redes sociais: “Você sabia que sessenta e seis por cento dos brasileiros são ativos nas redes sociais? Nessa onda, estão consumidores em busca de produtos e serviços para comprar na internet. Para fisgar potenciais clientes, veja algumas dicas do Sebrae para a sua empresa. ”

O segredo por trás das vendas: “Aprenda como elaborar estratégias e promoções mais adequadas para o objetivo do seu negócio e alavancar seus resultados.”

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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