this is an h1

this is an h2

Wed Jun 07 06:18:53 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Tendências para o empreendedorismo em 2023

Empresas precisam estar de olho em comportamentos que vieram para ficar. Conhecer as tendências pode determinar o sucesso e o futuro do seu negócio.

· 08/08/2022 · Atualizado em 07/06/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O mundo pós-pandemia foi mesmo alterado. Muitas mudanças e tendências que já vinham se manifestando antes do coronavírus, e que se intensificaram durante a crise gerada por ele, vieram para ficar. As alterações nos hábitos do consumidor, que passa a ter novos comportamentos, determinando mudanças no mercado, interfere diretamente nos negócios.

Nesse sentido, conhecer, analisar e antecipar tendências é fundamental para prever o movimento futuro de um produto ou serviço no mercado, com base em dados e estatísticas, o que possibilita também definir estratégias de atuação. 

Algumas tendências que já podem ser sentidas no Brasil são: anywhere office (o trabalho remoto permite a contratação de talentos em qualquer lugar do mundo); criação de conteúdo que agregue valor e engaje o cliente; experiência do cliente (percepção da marca e encantamento); e-commerce (o que exige boa navegabilidade e site responsivo); proteção de dados (em conformidade com a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados); ESG (do inglês “Environmental, Social and Corporate Governance”, que significa "governança ambiental, social e corporativa"), ou seja, a empresa deve preocupar-se também com valores sociais e ambientais, uma tendência muito forte do consumidor atual.

Abaixo, algumas tendências que você, como empreendedor, deve ter em atenção. 

  • Liberdade geográfica: seja para trabalhar, fazer contatos, reuniões ou fechar negócios, não é mais necessário um lugar físico. Em outras palavras, romperam-se as barreiras geográficas, e o metaverso pode intensificar essa tendência.
  • Relações mais verdadeiras: a experiência de ter vivido as mesmas dores trouxe uma possibilidade melhor de as pessoas se identificarem umas com as outras, e as consequências originadas pela pandemia proporcionaram empatia e melhores formas de se comunicar. Isso inclui, no empreendedorismo, comportamentos de respeito à diversidade e inclusão, humanização e transparência.
  • Criação de comunidades: depois do isolamento social, as pessoas estão procurando formar comunidades de interesses comuns. Ficou mais fácil mobilizar indivíduos de uma comunidade para ações locais, inclusive, houve um grande movimento no sentido de apoiar os pequenos negócios locais, portanto um ponto favorável.
  • Respeito à saúde mental: a pandemia evidenciou e amplificou as dificuldades provocadas pela saúde mental e ajudou as pessoas a entenderem que é preciso tratar dos problemas que são sérios, tais como Síndrome de Burnout, ansiedade, depressão. Esse comportamento também trouxe à tona uma melhor aceitação desses problemas.
  • Melhor relação com a tecnologia: as pessoas que tinham aversão à tecnologia, em razão das consequências da pandemia, ficaram mais abertas para a possibilidade de uso no dia a dia de ferramentas tecnológicas. E o uso de tecnologias e ferramentas digitais pode salvar muitos pequenos negócios, aproximando-os dos consumidores, afinal, hoje, muitas lojas físicas tornam-se uma extensão experiencial do que as lojas virtuais não podem oferecer. Investir em delivery e em canais de vendas também fazem a diferença para o consumidor da atualidade.

Observar essas tendências e compreender as suas consequências têm por objetivo preparar o seu negócio para o futuro, afinal o sucesso de qualquer negócio requer um olhar voltado para frente, e não para o presente ou passado.

Conte com o Sebrae nessa caminhada. Se ainda ficou em dúvida, acesse nosso Portal Sebrae ou contate nossa Comunidade do Telegram.

Saiba mais:

Curso: Marketing Digital para o Empreendedor

Curso: Atendimento ao Cliente

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?