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Tue Aug 08 18:40:18 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Tendências que marcarão o setor de beleza

Fique por dentro das novas tendências que já começam a movimentar o mercado, inovando os produtos e serviços oferecidos pelos salões de beleza.

· Atualizado em 08/08/2023
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Inovação constante

A inovação no mercado de beleza deve ser uma constante. Empresários e profissionais devem estar continuamente atentos para não perder oportunidades e tendências que podem impactar positiva ou negativamente o negócio. É importante também estar aberto às novidades para manter um serviço alinhado às necessidades, aos desejos e às expectativas dos clientes.

"Nós estamos evoluindo a passos largos para um mercado mais maduro. A beleza é um segmento que serve de exemplo para o mundo pelos seus processos de organização. E os empresários precisam definir em que papel querem estar", comentou a coordenadora Nacional de Serviços de Beleza e Bem-Estar do Sebrae, Andrezza Torres.

Minimalismo, sustentabilidade e tecnologia

Menos é mais na Beleza. Esta tendência vem ganhando força e crescendo no Universo da beleza. Tanto na maquiagem, como nos cuidados com a pele (skincare) e nos cabelos. 

O consumidor está cada vez mais exigente e consciente, conectado e atualizado. Ele também valoriza mais seu tempo, seu dinheiro, sua experiência e as boas práticas ESG que preservem e respeitem o planeta e as pessoas. Tudo isto traz desafios e oportunidades para os negócios de beleza. 

O consumidor quer produtos e serviços que o surpreendam e que simplifiquem a sua vida, o produto precisa ser bom e ter uma gama de funcionalidades. Os produtos de beleza multifuncionais, personalizados, sustentáveis e tecnológicos são cada vez mais procurados. A tendência clean beauty se consolida da beleza.

Outra oportunidade de inovar é criar estratégias específicas para o público jovem, nascidos no mundo digital, bem-informado sobre tendências e aparência, eles buscam por beleza e bem-estar, assim deve-se se apostar em conceitos como sustentabilidade, naturalidade, valores e comunidade. 

A estratégia do salão deve ser apostar no marketing digital e na  divulgação do espaço nas mídias sociais como Instagram e Tik Tok com conteúdo relevante e divertido. 

Para o público feminino

Unhas

Mais do que uma boa esmaltação, as clientes estão em busca das unhas perfeitas, sem riscos ou ondulações que prejudiquem o visual, afinal unhas bem-feitas nunca saem de moda. A exigência das consumidoras é uma tendência de mercado que deve ser bem aproveitada pelas manicures que podem oferecer serviços adicionais, como blindagem, unhas gel e as nail arts - unhas decoradas. Essas técnicas não só aumentam os lucros da profissional e do salão, mas também são sinais de reconhecimento de um serviço especializado.

Os esmaltes, além das cores da moda, também estão seguindo a linha beleza limpa sendo mais naturais e menos agressivos ao ambiente e ao cliente. Atualmente já temos marcas com opções 15-free e 16-free e vegano, livre de crueldade animal e que não utilizam 15 ou 16 substâncias que podem causar hipersensibilidade ou alergias, em sua composição.

Cabelos

O cabelo natural é uma tendência que se consolidou. A valorização do fio mais natural tanto na sua cor, textura quanto na forma é resultado da busca do consumidor por aceitação e inclusão na beleza. A procura por produtos naturais e veganos e por tratamentos que priorizem a saúde dos fios e a transição capilar tem aumentado. 

Os especialistas em cabelos encaracolados, transição capilar e tratamentos especiais para saúdes dos fios são cada vez mais procurados. Para agradar e fidelizar essa cliente, a dica é oferecer tratamentos que podem ser continuados em caso com o uso de produtos home care

Uma nova tendência são os acessórios capilares, que dão uma levantada no visual. Desde adereços com brilhos e laços, há opções de adereços desde os mais simples até os mais extravagantes. .

Os profissionais da beleza atualizados nas novas técnicas e tendências que estão bombando nas redes sociais e nos novos looks usados por influencers e celebridades acabam engajando e fidelizando mais clientes. Os hairstylists, especialistas em transformação, tem até fila de espera. 

Os cortes de cabelo que valorizam o movimento serão o grande hit de 2023 que traz também os fios em camadas, as pontas desfiadas e os tons naturais. 

Aplicativos

Para quem quer atrair o cliente e aumentar o giro do salão, a sugestão é estar presente na internet via o Google Meu Negócio, usar aplicativos de agendamento online que enviem mensagem de WhatsApp para confirmar o atendimento e manter um bom relacionamento com a cliente. 

Conheça o Portal do Sebrae Beleza no https://linktr.ee/SebraeBeleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado e como ser bem sucedido no seu  negócio.

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