this is an h1

this is an h2

Sun May 28 12:33:58 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Travel techs, o que são e como podem ajudar os negócios

Entenda como as travel techs podem ajudar o seu negócio a ganhar mais clientes e mais visibilidade.

· Atualizado em 28/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabe o que são travel techs e como elas podem ajudar nos seus negócios? É um termo que se refere às empresas de tecnologia que atuam no segmento de viagens e turismo.

Existem muitos tipos de travel techs como as On-line Travel Agencies (OTAS), que utilizam soluções touchless onde os viajantes podem comprar e gerenciar sua viagem de forma totalmente on-line, como por exemplo Decolar e Booking. Outras se enquadram na categoria de hotel solutions, que ajudam os hotéis a otimizar a distribuição por intermédio de canais parceiros ou mesmo de forma direta, como exemplo a Lets Book e HSystem. 

O mercado corporativo também tem sua própria categoria de travel techs, as On-line Booking Tools (OBTs), que também são plataformas self-booking, ou até mesmo plataformas de expense mangement, voltadas para ajudar a resolver o problema de reembolso do viajante.

No geral, são classificadas como travel techs todas as empresas de tecnologia que atuam nas mais diversas áreas do turismo, como milhas, comparadores, fidelidade, mobilidade, entre outras.

Entre os 100 sites mais acessados de turismo no Brasil, conforme dados apresentados na plataforma SimilarWeb, referentes a janeiro de 2023, aparecem sites de grandes OTAs, aplicativos de transporte urbano, redes hoteleiras, metabuscadores, programas de milhas, sites de companhias aéreas e outras categorias.

A plataforma SimilarWeb atualiza os dados mês a mês e mostra os acessos de todos os stakeholders da indústria de viagens e turismo.

Entre os cinco sites mais acessados, o Tripadvisor aparece na segunda posição. A plataforma reúne comentários a respeito de passeios locais, atrativos, restaurantes e outros estabelecimentos. Portanto, as notas dadas, o conteúdo dos comentários e, principalmente, a forma como as críticas são respondidas, podem influenciar para que mais ou menos pessoas tenham interesse em visitar o destino e consumir nos locais listados.

Mas afinal, como estas informações podem ajudar nos negócios? 

Tricia Sander, do Sebrae-PR, em seu artigo Curitiba tem boa reputação nas principais travel techs, você sabe o que isso significa?, ajuda a responder esta pergunta.

É fundamental que os empreendimentos que atendem turistas considerem a gestão destas plataformas como um item essencial para a imagem do negócio, e não mais como um diferencial, já que essas plataformas funcionam como verdadeiras vitrines para clientes em potencial. As opiniões expostas nesses sites, por quem já consumiu o produto ou serviço, têm influenciado muito na tomada de decisão do viajante.

Conforme Tricia Sander, a boa notícia é que mesmo recebendo avaliações negativas de forma pontual, o estabelecimento pode se retratar, em público, podendo assim reverter sua imagem, tratando o problema com profissionalismo. Quanto mais comentado for o estabelecimento e receber bons reviews, melhor a posição no ranking de popularidade e maiores as chances de aparecer nas ferramentas de busca e obter visibilidade.

Quer um exemplo? Em Curitiba, das 531 atrações avaliadas, 356 possuem entre 4,5 e 5 estrelas. Isto é, mais de 67% dos itens são avaliados como bom ou ótimo. Seguindo a reputação, as avaliações das acomodações disponíveis em Curitiba também revelam boa pontuação. De acordo com a classificação da Booking, a travel tech mais acessada na categoria alojamento e hotéis, das 468 acomodações de Curitiba na plataforma, 323 recebem nota de oito a dez (numa escala de dez).

Portanto, no âmbito geral do turismo, os dados apresentados pelas travel techs, sejam as notas fornecidas, o conteúdo dos comentários e as respostas dadas, podem influenciar para que mais ou menos pessoas tenham interesse em visitar um determinado destino e consumir nos locais listados.

Os empreendimentos precisam estar atentos a estas transformações do setor, principalmente diante da aceleração contínua do uso de tecnologias. O cenário atual, além de mudar as formas de transação e comercialização de produtos e serviços, aumentou a régua de exigência do viajante. Por isso, é preciso se superar, inovar, abandonar velhas práticas e aprender novas competências.

Você, empreendedor, que tem um pequeno negócio ou tem uma ótima ideia para melhorar ou lançar um novo produto, conte com o Sebrae, estamos sempre prontos para acolher suas necessidades e facilitar o caminho para o sucesso da sua empresa.

Não deixe de conhecer também os cursos gratuitos do Sebrae pelo WhatsApp:

No curso Iniciando um pequeno grande negócio, você conhecerá princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios.

Já, no curso Planeje suas metas e resultados, você vai reconhecer a importância de planejar a sua atividade empresarial, conhecerá as ferramentas de planejamento e de análise de cenário e aprenderá a elaborar planos de ação.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?