this is an h1

this is an h2

Wed Feb 08 19:43:51 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Turismo religioso: oportunidade de negócios para agências de viagens

Conheça cinco destinos internacionais que estão entre os mais visitados do turismo religioso e as oportunidades para as agências de viagens e empreendedores.

· Atualizado em 08/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabia que viajar para algum lugar por motivações religiosas é chamado de turismo religioso? A atividade turística do segmento religioso está presente no mundo todo, já que existem eventos religiosos e lugares santos por todos os continentes. 

O turismo religioso movimenta cerca de 330 milhões de pessoas anualmente no mundo, englobando peregrinações, retiros, romarias e visitações, atendendo a todos os tipos de crença religiosa.

Os motivos que levam ao turismo religioso são os mais diversos, como a expressão da fé, fazer ou pagar uma promessa, encontrar algo superior ou simplesmente para conhecer os lugares, seja por uma referência histórica, religiosa ou por algum tipo de manifestação que ocorreu no destino.

As peregrinações católicas são as mais conhecidas do turismo religioso no mundo, mas não são as únicas. Confira abaixo cinco destinos internacionais que estão entre os mais visitados pelos turistas:

1 - Meca, Arábia Saudita 

Meca é a cidade local de nascimento do profeta Maomé – fundador da própria religião. Milhares de muçulmanos peregrinam todos os anos até o lugar sagrado. Além disso, todo muçulmano – xiitas e sunitas – deve ir viajar ao menos uma vez na vida até Meca, segundo o Alcorão. 

2 - Fátima, Portugal 

A cidade de Fátima contém o Santuário de Fátima, um local de peregrinação católica. A Capelinha das Aparições é considerada o coração do Santuário, no qual acredita-se que a Santíssima Virgem Maria apareceu em 1917. O espaço é um dos mais importantes santuários marianos do mundo e recebe cerca de seis milhões de visitantes por ano.

3 - Vaticano, Roma 

A Cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica Romana e também a residência do Papa, o chefe supremo da Igreja Católica. Milhares de peregrinos se dirigem anualmente ao Vaticano para ver rapidamente o Papa. A Praça de São Pedro e a Basílica também são pontos bem visitados. 

4 - Terra Santa, Israel

A Terra Santa é localizada entre o rio Jordão e o Mar Mediterrâneo. Ela é formada por partes de Israel, Cisjordânia e Jordânia. O nome “Terra Santa” foi escolhido em razão do seu valor histórico para as três grandes religiões monoteístas do mundo: cristianismo, judaísmo e islamismo. 

5 - Lourdes, França

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes foi construído em cima da Gruta de Massabielle, onde a Virgem Maria fez aparições à jovem Bernadette Soubirous, em 1858. Cerca de seis milhões de peregrinos visitam Lourdes todos os anos, e os fiéis podem beber ou tomar banho na água que brota de uma fonte na gruta.

A fé e o turismo religioso

O turismo religioso gera lucro de aproximadamente R$ 18 bilhões anuais, segundo a Organização Mundial de Turismo. Veja alguns fatores que mantêm o mercado aquecido: 

  • Público-geral: Um fator importante do turismo religioso é que ele movimenta perfis de todos os públicos, sejam jovens, adultos, pessoas da terceira idade ou famílias inteiras.
  • Todas as religiões: Católicos, evangélicos, judeus, muçulmanos, budistas, espíritas, umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras. O turismo religioso movimenta fiéis de todas as religiões. 
  • Turismo evangélico: O empreendedor que atua com turismo religioso deve conhecer também o nicho do turismo evangélico. No Brasil, os evangélicos representam cerca de 31% da população (65 milhões de pessoas) e são parte de uma das religiões que mais cresce no país.  

Turismo religioso como oportunidade de negócios  

Muitos fiéis movimentam-se por milhares de quilômetros motivados pela fé e investem seus recursos nas viagens, gerando receita para agências de turismo emissivo, receptivo, guias, locadoras de veículos, seguro viagem, entre outros.

Portanto, essa é uma ótima oportunidade para você, empreendedor, começar no ramo. Confira abaixo três exemplos de negócios: 

  • Agência de turismo especializada: Você pode montar uma agência de viagem focada em destinos religiosos, oferecendo pacotes de viagens e roteiros para garantir uma boa experiência ao cliente. 
  • Serviços de traslado: Trabalhe ofertando serviços de traslado, como ônibus ou vans. Excursões a locais sagrados podem gerar bons retornos, especialmente em datas comemorativas religiosas do ano. 
  • Guia de turismo: Diversos turistas vão por conta própria aos locais de peregrinação. Você pode oferecer serviços de guia de turismo para as agências de viagens e ajudar os visitantes a chegar nesses locais e até contar histórias e curiosidades. 

Inove no turismo religioso

A inovação é o segredo para manter-se relevante no mercado. Se você deseja inovar cada vez mais nos seus negócios, conheça o curso do Sebrae: Inovação e possibilidades de crescimento.

Aprenda também como aumentar suas vendas utilizando os principais componentes de marketing: produto/serviço, preço, ponto e promoção.

A fé move montanhas e o turismo move pessoas!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?