this is an h1

this is an h2

Fri Mar 10 22:41:34 BRT 2023
Empreendedorismo | ESTRUTURA SOCIAL
Turismo solidário é oportunidade de renda na baixa temporada

Turismo solidário agrega passeio e voluntariado, respeitando o cotidiano e os costumes da população local e incentivando o surgimento de negócios na comunidade

· Atualizado em 07/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Foi-se o tempo em que fazer turismo era apenas uma estadia num lugar dos sonhos ou conhecer um novo ponto geográfico. Para muitos, viajar significa mais que tirar fotos dos principais atrativos e postar nas redes sociais: tornou-se um momento para adquirir conhecimento, trocar percepções e partilhar habilidades. É neste contexto que surge o turismo solidário, um modelo mais justo e igualitário, que coloca a população local no centro do planejamento, da implementação e do monitoramento das atividades turísticas.  

O turismo solidário é uma forma alternativa de viajar, que agrega passeios e voluntariado, contribuindo para o combate às desigualdades sociais, permitindo ao viajante dedicar parte do tempo do passeio para envolver-se com a comunidade, absorvendo melhor a cultura local e deixando uma marca positiva. Estas viagens solidárias têm impacto social e ambiental bastante positivo.  

Renda alternativa na baixa temporada 

O voluntariado é sempre adaptado às competências dos voluntários para maximizar a contribuição. As tarefas são diversificadas conforme as organizações e podem englobar desde cozinhar refeições para pessoas em situação de rua, ensinar crianças a tocar guitarra, limpar o lixo no fundo do mar, resgatar animais abandonados ou até construir uma casa. 

O turismo solidário fortalece o crescimento econômico da localidade, tornando-se fonte de renda na baixa temporada, gerando fluxo em lugares que não dispõem de atrativos turísticos significativos. É um turismo que respeita o cotidiano e os costumes da população local e que incentiva o surgimento de negócios na comunidade. 

É muito comum que moradores queiram receber viajantes em suas casas para ensinar seus costumes e ritos, servir suas comidas, entre outras trocas que proporcionam aprendizado e qualidade de vida para todos os envolvidos. 

Esse tipo de intervenção também favorece o desenvolvimento sustentável, pois os nativos aprendem a respeitar e valorizar a sua própria história, resgatando suas raízes culturais. Passam a orgulhar-se de sua ancestralidade e a compartilhar seus saberes, que atravessam gerações. 

Estas são algumas vantagens do turismo solidário para os empreendedores: 

  • É oferecido durante todo ano; 
  • Amplia a possibilidade de crescimento econômico da região; 
  • Produtos locais são vendidos diretamente pelo artesão a preço justo; 
  • Contribui para a educação, saúde, lazer, cultura etc. das comunidades; 
  • Aprimora a consciência de conservação e valorização ambiental e cultural; 
  • Promove o fortalecimento das raízes culturais; 
  • Possibilita a troca com o outro.  

No Brasil, são mais de 150 instituições públicas e privadas que trabalham com este tipo de turismo nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte e no Amazonas. Diversos povos celebram suas tradições com turistas ao mesmo tempo em que são beneficiados social e economicamente pelas visitas. Já existem diversas plataformas e redes sociais que divulgam projetos sociais específicos, contribuindo para a expansão do turismo solidário 

Esta modalidade de turismo tornou-se popular com a adesão de celebridades. Em 2021, Dira Paes, Fernanda Lima e Angélica fizeram parte do projeto brasileiro Raízes Desenvolvimento Sustentável. Xuxa e outros famosos fizeram turismo solidário na África, e, em 2019, Bruna Marquezine viajou para Angola para ajudar crianças carentes. 

Vale a pena aderir ao turismo solidário como uma oportunidade única de ter experiências imersivas em novas culturas e fazer a diferença. Esse tipo de turismo é acessível e surge como alternativa para trocar valores e gerar oportunidade de negócios. As possibilidades são infinitas, basta dar o primeiro passo. Experimente! 

Saiba mais: 

O Sebrae oferece dois cursos que podem te ajudar a desenvolver seu negócio: 

Inovação e possibilidades de crescimento 

Como posso empreender para fortalecer negócios criativos?  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?