this is an h1

this is an h2

Fri Jan 13 19:43:13 BRT 2023
Empreendedorismo | FRANQUIA - IDEIA DE NEGÓCIO
Vale a pena investir em franquias de alimentação e food service?

Antes de tomar a decisão de investir em uma franquia de alimentação e food service, observe tendências de mercado e a eficiência das marcas.

· Atualizado em 13/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As franquias de alimentação e food service são as que mais despertam interesse de empreendedores que querem iniciar um pequeno negócio. Mas, será que vale realmente a pena investir neste segmento? As pesquisas indicam que sim. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes de alimentação e food service apresentaram, entre 2020 e 2021, faturamento de R$ 32,7 bilhões, o que indica um crescimento de 5,2%. O número de unidades abertas também cresceu 7,2%. 

Apenas as estatísticas, entretanto, não são suficientes para tomar a decisão de abrir uma franquia na área. É preciso estar atento às tendências do mercado, ao perfil do empreendedor e aos ganhos de eficiência das marcas.

Tendências em alimentação e food service

Entre as principais tendências do setor de alimentação e food service, estão a oferta de opções de alimentação saudável no cardápio e a utilização de aplicativos de celular para serviço delivery. A mesma pesquisa da ABF informa que os “apps” foram adotados por 55,4% das redes de alimentação e food service. Tal decisão tem impulsionado o faturamento do segmento, além de aproximar as marcas dos consumidores.

Como todo mundo precisa se alimentar pelo menos três vezes ao dia, o setor de franquias de alimentação e food service tende a ser altamente lucrativo. O segmento também oferece mais chances de fidelização dos clientes, principalmente quando eles se identificam com uma marca já consolidada no mercado.

Outra vantagem é que, em geral, o empreendedor franqueado recebe suporte oferecido pela franqueadora para traçar suas estratégias de negócio com mais facilidade e assertividade.

Custa caro investir em franquias de alimentação e food service?

Há uma diversidade de modelos de negócios em franquias de alimentação e food service, justamente para atrair empreendedores que buscam opções de negócios com baixo investimento. A variedade de formatos permite às marcas que diversifiquem também a localização, chegando a regiões com pouca oferta de pontos comerciais. Neste sentido, ganham destaque no segmento os quiosques, containers e foodtrucks.

Os modelos de baixo investimento das redes de franquias oferecem também vantagens perante outros modelos de negócios como, por exemplo, menor custo operacional e implantação em menor prazo (pois costumam ser pré-fabricados).

Disponibilidade e experiência

Para ser um franqueado do segmento de alimentação e food service, é desejável que o empreendedor tenha disponibilidade para dedicar-se em tempo integral à operação e gestão do negócio. Isto porque as lojas costumam ser implantadas em praças de alimentação de shoppings ou locais com grande circulação de pessoas, o que impõe um horário de funcionamento mais extenso do que outros ramos de negócios, inclusive, com necessidade de abrir aos fins de semana.

Ter afinidade pelo universo da gastronomia é outra característica desejável aos candidatos a uma franquia na área, mas não é fator de eliminação, pois as redes em geral oferecem treinamentos para que os donos de franquias e suas equipes de funcionários possam operar as unidades com todo o conhecimento necessário.

Um diferencial bastante desejável pelas franqueadoras é que os franqueados tenham experiência em gestão de negócios e desenvolvimento de pessoas.

Como escolher as melhores franquias de alimentação e food service?

O segmento de alimentação e food service representa 34% das franqueadoras e 30% da quantidade de unidades franqueadas no país. A ABF informa que há 31.064 pontos de venda de franqueados no Brasil.

O serviço rápido tradicional é o modelo de negócio mais convencional entre as redes de franquias. Em seguida, a preferência recai no sistema delivery - comumente mais utilizado pelos ramos de culinária asiática (40%) e massas e pizzas (20%).

As franquias de alimentação e food service que possuem um grande número de unidades e podem ser facilmente encontradas em praças de alimentação de shoppings e outros locais com grande circulação são, em geral, reconhecidas como as melhores do segmento.

Opções não faltam para empreender uma franquia no setor de alimentação e food service. Mas lembre-se: antes de decidir por um negócio na área, é preciso estudar o mercado e analisar se esta é a modalidade de franquia mais adequada ao seu perfil. Informe-se e tenha sucesso no ramo de alimentação!

Saiba mais:

Para te apoiar na decisão de investir em uma franquia de alimentação e food service, acompanhe dados relevantes sobre o food service em franquias e conheça o potencial deste mercado.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?