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Fri Feb 17 23:42:21 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Varejo off-line: como concorrer com os grandes varejistas?

Acompanhe as nossas dicas de como posicionar-se estrategicamente e concorrer no varejo off-line.

· Atualizado em 17/02/2023
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Que o varejo é um mercado altamente concorrido é fato. E não podemos negar também que muitos pequenos varejistas acreditam não ter condições de posicionar-se da melhor forma no mercado, diante das muitas oportunidades oferecidas pelos grandes varejistas. Mas, isso não é verdade! Pelo contrário, o fato de ser um pequeno varejista pode ser muito positivo para a sua empresa.

As vantagens começam na precificação: com uma carga tributária menor e processos burocráticos mais simples, é possível colocar os produtos no mercado a um preço bem competitivo. Claro que é importante lembrar que preço não é tudo, é preciso entregar também um produto de qualidade e com valor agregado (proposta de valor) para o consumidor.

Outra estratégia importante e que os pequenos varejistas conseguem fazer de forma muito eficiente é o investimento na experiência do consumidor. Atendimento de qualidade, conforto e comodidade dos ambientes são diferenciais que podem ser incorporados ao seu estabelecimento. Você não precisa investir em grandes estruturas para proporcionar boas experiências na jornada do consumidor. Lembre-se de que as lojas físicas tornaram-se o ponto essencial dessa prática. Hoje, ter a loja física à disposição do consumidor que está cada vez mais digital já é um diferencial.

Uma especificidade marcante é o fato de o pequeno varejista conseguir personalizar a sua loja, ou seja, ela consegue ter uma identidade própria, conforme a cultura e a região em que está inserida, bem diferente de grandes lojas de varejo, que normalmente padronizam e uniformizam as lojas e as operações. Isso vale, inclusive, para os tipos de produtos a serem oferecidos ao público-alvo.

Por falar nisso, é fundamental conhecer o seu público-alvo, definir personas, além de fazer uma análise da concorrência (análise de mercado), conhecer os pontos fracos e fortes do seu negócio e do seu concorrente. Além disso, seja ético no mercado e mantenha uma boa relação com os clientes.

Analisar o mercado regularmente é uma necessidade que não pode ser perdida de vista, principalmente para que você possa alinhar objetivos, estratégias e planos de ação. Nesse sentido, é importante pensar, por exemplo, na possibilidade de você e seu concorrente tornarem-se parceiros em algumas práticas e estratégias de mercado.

Veja outras dicas para concorrer com os grandes varejistas no infográfico.

Acompanhe também os outros artigos da série Concorrência no varejo off-line (Como concorrer com os grandes varejistas; Analisando os concorrentes; Aprendendo com a concorrência). Aproveite ainda para ler o nosso e-book Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões.


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