this is an h1

this is an h2

Mon Nov 07 19:54:23 BRT 2022
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Veja os benefícios da internacionalização para pequenas empresas

A internacionalização é uma oportunidade para diversificar produtos e atuar em mercados ainda não explorados.

· 18/10/2022 · Atualizado em 07/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Internacionalização é o processo de expansão da atuação de um negócio internacionalmente. Ações como importação, exportação e até mesmo produção de produtos e serviços em outros países fazem parte da internacionalização de uma empresa. 

Trata-se, então, de uma oportunidade de aumentar a produtividade e de diversificar seus produtos e sua atuação. Isso porque ela permite a conquista de novos consumidores com a exploração de mercados pouco aproveitados. 

A internacionalização e seus benefícios para as empresas: 

  • Atração dos melhores talentos do mercado, já que seu negócio pode ter acesso a profissionais estrangeiros com competências e habilidades nem sempre encontradas em colaboradores nacionais.
  • Aumento do volume de vendas e diminuição do custo de produção.
  • Uniformização dos processos.
  • Aquisição de know-how de parceiros.
  • Redução da carga tributária.
  • Construção e consolidação de uma marca global.
  • Promoção de uma nova organização das áreas nas empresas.
  • Incentivo à inovação contínua.

Alguns negócios brasileiros obtiveram sucesso na internacionalização. A empresa de calçados Alpargatas, por exemplo, que começou seu processo de internacionalização em 2007, na Argentina, atualmente possui operações nos Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra e Itália. Outro exemplo é a Tigre, que fabrica produtos em PVC, presente em mais de 25 países. 

Você sabe como internacionalizar o seu negócio?

Para ajudar o empreendedor a compreender em que estágio está a sua empresa em relação aos mercados internacionais, o Sebrae preparou um autodiagnóstico, que segue os seguintes passos: Cadastro, Questionário, Resultado e Fale com o Tutor.

As empresas adotam estratégias de internacionalização, como exportação e importação. Também é possível realizar franchising, ou franquia, que é quando um empreendedor adquire o direito de comercializar uma marca. Outra opção são as joint ventures, caracterizadas pela parceria entre duas ou mais empresas com um objetivo comum e por um período predeterminado. Por fim, há o investimento direto, que consiste na abertura de uma filial no exterior. Nesse caso, o valor a ser investido é alto e o empreendedor precisará começar do zero em outro país. 

As principais barreiras para uma empresa de IBT se internacionalizar giram em torno da falta de acordos para evitar a bitributação e a cobrança dos tributos sobre lucros. Ainda é possível citar a alta competitividade em mercados já maduros e as dificuldades de gestão das operações internacionais e de captação de recursos nos mercados.

O Sebrae oferece apoio e cursos para a internacionalização de pequenas empresas de base tecnológica. Confira o conteúdo disponível para sua empresa iniciar o processo de internacionalização:

Internacionalização: conteúdos sobre importação e exportação para pequenos negócios.

Internacionalização de micro e pequenas empresas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?