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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Vendas on-line: explore diferentes canais para vender roupas

Estar presente em diferentes canais digitais melhora o relacionamento com o consumidor e os resultados dos negócios de moda.

· 19/07/2022 · Atualizado em 02/08/2022
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O concorrido segmento da moda tem se tornado um dos mais populares do comércio eletrônico. Se antes da pandemia já havia uma tendência crescente nas vendas on-line de roupas e outros produtos do mundo fashion, agora os novos hábitos do consumidor confirmam a intensificação das compras pela internet. Por isso, investir em diferentes canais de venda on-line pode ser transformador para o seu negócio, uma vez que a presença da marca em diferentes espaços melhora o relacionamento com o público, atendendo às suas necessidades específicas.

Antes de mais nada, é preciso que o empreendedor conheça o seu público-alvo e defina o perfil do cliente ideal e o nicho de mercado que atende. É importante oferecer um produto de qualidade e que tenha algum diferencial para, então, pensar nos canais de venda: redes sociais (escolha aquelas em que o seu cliente está presente e que atenda aos objetivos da sua marca), sites ou até mesmo filiação a um marketplace, como Magazine Luiza, Americanas ou Mercado Livre.

É necessário lembrar que o e-commerce rompe barreiras geográficas e que, com ele, é possível aumentar as oportunidades de negócio. Não basta criar uma loja on-line, porém: o empreendedor precisa planejar e definir estratégias e ações de marketing e de vendas. As vendas on-line podem ser um empreendimento específico ou podem ser um plus para quem já tem uma loja física. Independentemente disso, é importante encantar o cliente, e os diferentes canais podem servir para oferecer ao cliente atendimento rápido e eficiente.

Outra possibilidade é aproveitar as redes sociais para investir em conteúdos de valor, que tenham relevância para o consumidor, além de oferecer promoções diferenciadas. Não se esqueça de criar um calendário e uma planilha de controle de publicações, para ter uma periodicidade que fidelize o cliente que esteja acompanhando as postagens da sua marca.

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