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Mercado e Vendas | PROMOÇÃO DE NEGÓCIO
Vendas promocionais no pós-Natal e Ano Novo

A importância de se realizar vendas promocionais para esvaziar o estoque de mercadorias que não foram vendidas nas festas de fim de ano.

· 19/12/2022 · Atualizado em 21/12/2022
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“A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu”, escreveu o poeta. Na vida real, o Natal passou, o Ano Novo também. Suas vendas foram satisfatórias, mas você não conseguiu se desfazer de todo o seu estoque. O que fazer?

Calma, você pode evitar que o povo “suma” do seu negócio nesse período pós-festas. Vendas promocionais e liquidações no início do ano costumam ser uma ótima opção para renovar o estoque. Tais iniciativas também servem para incentivar a equipe a vender, aproveitando as oportunidades. 

Na verdade, o mês de janeiro é uma época excelente para vender. A liquidação depois do Ano Novo sempre atrai clientes. Aliás, tem muita gente que espera para trocar presentes depois do Natal, para pagar menos e até aproveitar para comprar mais.  

Aqui, vão algumas dicas para você aproveitar melhor essa época do ano:

  • Verifique o que não foi vendido

Geralmente, as lojas aumentam o estoque de fim de ano, tendo como base uma previsão de vendas. O problema é que nem sempre essa previsão se confirma e, neste caso, o estoque continua cheio.

O primeiro passo é verificar os produtos disponíveis, separando os que não venderam bem e aqueles que tiveram uma pequena sobra. Depois disso, você já pode partir para a próxima etapa. 

  • Faça um planejamento eficaz

É recomendável montar um bom planejamento sobre o que vai fazer com alguma antecedência. Comece mapeando suas forças, as fraquezas, o que a concorrência tem feito e as oportunidades de venda.

O valor adequado que será indicado para cada mercadoria também constitui um fator de grande relevância. Não adianta o preço ser atrativo para o comprador se ele não pagar seus custos fixos. Faça um estudo minucioso sobre até onde poderá chegar na precificação de cada item.

  • Ganhe no volume

Ofereça descontos progressivos. Se sua loja trabalha com roupas, por exemplo, ofereça um desconto em que o valor diminua a cada camiseta comprada. Comprando uma peça, o cliente tem 10% de desconto; duas, 20%, três, 30%, e assim por diante. No entanto,  não faça isso no chute: verifique antes se o seu fluxo de caixa aguenta esses descontos. 

  • Ofereça opções de pagamento flexíveis

No início do ano novo, os clientes costumam estar com pouco dinheiro. Assim, quanto mais opções de pagamento você oferecer, mais fácil será convencer as pessoas a comprar determinados produtos.

Nem sempre o consumidor utiliza cartão de crédito. Às vezes, ele prefere velhas alternativas como o cheque. Procure facilitar essas opções. 

  • Faça uma boa propaganda

O objetivo é despertar o desejo no cliente, chamando sua atenção para aquela mercadoria que ele já viu na loja, mas por algum motivo não quis comprar. A maneira mais fácil de divulgação é por meio das redes sociais, explorando diversas opções de conteúdo e ainda atingir públicos diferentes.

Liquidações ajudam a girar o negócio

Às vezes, é necessário dar um passo atrás para dar dois à frente. Pense que, apesar da redução de seu lucro pelas promoções, a perda será bem menor se você conseguir vender as mercadorias restantes. 

Deixar produtos parados no estoque é o mesmo que deixar dinheiro parado. Afinal, são recursos que podem ser usados para renovar a vitrine, comprar novas coleções, investir em estratégias de venda e treinamentos.

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Gestão financeira é fundamental

Falar em gestão financeira é falar em controle dos recursos de entrada e saída de caixa de sua empresa. Então, acompanhe algumas de nossas dicas.

-  Use fluxo de caixa periodicamente: O fluxo de caixa, também conhecido por plano de contas, acompanha as movimentações de entradas e saídas de dinheiro, como também pode organizar essas movimentações de uma forma que seja possível identificar para os gestores onde podem estar os possíveis problemas de falta de dinheiro.

Por isso, ter um fluxo de caixa categorizado, com entradas e saídas devidamente identificadas por grupos de despesas e receitas, é fundamental para saber quais grupos são mais representativos e estão interferindo nos resultados do caixa. A partir destes resultados, é possível estabelecer espaços para planejar as promoções e liquidações sem trazer dificuldades para o caixa da empresa.

O Sebrae disponibiliza uma planilha de fluxo de caixa, na qual você pode fazer os lançamentos e monitorar as suas contas a pagar e receber. Clique aqui, faça o download e comece os seus lançamentos.

Depois de tudo isso, é importante saber se a sua empresa está operando com lucro ou prejuízo. Isso é possível por meio de uma ferramenta chamada DRE (demonstrativo de resultado de exercício), um instrumento cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um período pela confrontação das receitas, custos e despesas. Um exercício que dará os subsídios para você ter segurança para definir preços e planejar promoções sem prejudicar sua lucratividade.

Por último, acrescentamos que fazer promoções pós-Natal e Ano Novo é um aprendizado fundamental para a empresa que deseja manter seu estoque em movimento em qualquer período do ano. Vale a pena analisar tudo com atenção e planejar-se para sustentar uma adequada margem de lucro e, ao mesmo tempo, ter uma clientela sempre com desejo de comprar.

Conheça mais sobre o tema, acessando os textos do Sebrae: Para queimar o estoque do jeito certo; Como controlar o fluxo de caixa e Planeje suas metas e resultados

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