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Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Vender para o Governo – uma alternativa para elevar o faturamento

Em 2021, o governo federal gastou mais de 38 bilhões de reais com compras governamentais por licitações públicas

· 07/12/2022 · Atualizado em 07/08/2023
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Vender para o Governo pode ser uma excelente forma de elevar as vendas da empresa, mas é preciso que a organização esteja preparada para, muitas vezes, atender grandes volumes e em conformidade com uma série de requisitos.

Em linhas gerais, qualquer empresa ou pessoa pode vender para o governo, desde que esteja devidamente formalizada. Para participar, é preciso que a empresa tenha todos os documentos legais exigidos em ordem.

Aprender a vender para o governo é uma ótima forma de abrir novas oportunidades. Veja algumas vantagens de participar de processos licitatórios:

  1. Não é um processo complicado

Vender para o governo não é difícil. Na verdade, tirando rito processual envolvido, vender para o governo vai custar menos tempo e recursos do que vender para clientes normais. Quem tem empresa sabe que cada cliente pode apresentar uma necessidade específica, e atender como uma delas pode tomar muito tempo da empresa.

Mas, quando se vende para o governo, é mais simples.

Trata-se de um processo ativo, ou seja, é a empresa que vai verificar as necessidades do Governo para poder participar dos processos licitatórios. Assim, o investimento em marketing é reduzido ou nulo, uma vez que o Governo contrata por competência e não por alguma publicidade a qual teve contato. A administração pública anuncia a intenção de compra e a empresa é quem vai até ela.

Uma vez que se aprende a lidar com fluxo processual que envolve todo o processo de compra pública, será muito mais fácil participar dos processos e consequentemente, fazer mais vendas.

  1. O governo é bom pagador

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o governo brasileiro é um bom pagador, já que é obrigado por lei a pagar pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A maioria das licitações são pagas rapidamente, em até 30 dias após a entrega do produto ou serviço. Existe a possibilidade deste prazo ser prorrogado para mais 90 dias, mas tudo está previsto dentro da lei.

A Lei de Responsabilidade Fiscal ajuda a diminuir a chance de calote por parte do governo.

  1. Os processos são justos e transparentes

Qualquer empresa ou pessoa que esteja com a documentação em dia pode participar dos processos licitatórios e vender para o governo. Além disso, todo o processo licitatório da compra de um bem ou contratação de um serviço via pregão eletrônico é feito para que seja garantida a igualdade de oportunidade para todas as empresas.

Na maioria dos casos, o critério que define o vencedor de uma licitação é o preço, o que garante isonomia ao processo, sendo apresentado os critérios e os motivos das empresas terem ganhado o certame.

Como vender para o Governo

  1. Regularize sua situação fiscal

Manter atualizado o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e as contas da empresa em dia é importante, pois facilitará a verificação dos documentos de regularidade que são exigidos pela maioria dos editais. 

  1. Verifique os editais

Esteja atento aos prazos e informações do Diário Oficial da União — estaduais e municipais — e também às informações dos sites de compras governamentais, onde são publicados os editais de licitações. 

Esse ponto é importante, pois muitos erros são cometidos pela falta da leitura do edital. Todos aqueles que sabem como vender para o governo, dedicam um bom tempo de atenção especial à leitura do edital. 

  1. Procure por parcerias

Depois de confirmar no edital que você cumpre os requisitos necessários para participar, você deve certificar se sua empresa é capaz de oferecer aquilo de que o órgão está buscando por meio do procedimento licitatório.

Se você for uma grande empresa, atente-se para os ditames da Lei Geral: empresas de grande porte devem subcontratar até 30% dos serviços das pequenas empresas para auxiliar no projeto. 

  1. Seja inovador

A concorrência em um processo licitatório pode ser grande e os preços muito parecidos, por isso uma alternativa para se destacar é procurar investir em serviços ou produtos exclusivos. 

Uma ME ou EPP pode não conseguir competir com grandes players em questões de preço e produção, porém, pode se sobressair oferecendo algo único e inovador, que realmente agregue valor à qualidade do serviço, aumentando as chances em modalidades onde a técnica é levada em consideração.

  1. Avalie os prazos de pagamento

Não se pode vender para o governo pensando que vai receber logo no dia seguinte e que suas contas estão todas pagas. Para vender para o governo, é necessário estar com as contas em dia, pois, mesmo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o pagamento pode vir somente depois de 30 dias ou mais depois da entrega do produto ou serviço.

Portanto, avalie se os prazos de pagamento do governo estão dentro do seu orçamento para evitar dores de cabeça.

Saiba mais

Alguns materiais que poderão inspirar nessa jornada:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CfTtVxgoj1r/?utm_source=ig_web_copy_link

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