Conheça cinco estratégias para integrar as equipes de marketing e de vendas.

Você já ouviu falar em vendarketing? Esse termo nada mais é do que uma estratégia que visa a juntar os termos “vendas” e “marketing”. O objetivo é manter os dois times bem alinhados, afinal, cada setor desempenha um papel fundamental dentro da empresa.
O marketing é responsável por fazer com que mais pessoas conheçam a marca e se sintam atraídas por ela. Já o time de vendas, como o nome já diz, tem como objetivo vender.
Alinhar esses dois times parece algo muito difícil, mas não é. Utilizando os processos internos, é possível fazer com que eles trabalhem em conjunto e sem atritos. Pensando nisso, listamos alguns passos para você ter sucesso no vendarketing!
Integração dos times de marketing de vendas
Fazer a integração dos times é indispensável para garantir melhores resultados. Para isso, é preciso investir em reuniões periódicas entre as equipes, para que todos conheçam o funcionamento dos processos de cada área e, assim, consigam pensar em melhores soluções para otimizar as vendas da empresa.
Alinhamento de métricas
Os objetivos do marketing e de vendas precisam ser numéricos e específicos. Dessa forma, é possível avaliar a performance de cada setor para entender os pontos de melhoria e as oportunidades, mensurando financeiramente o quanto cada etapa impactou em todo o processo.
Definição de SLA para as equipes
SLA significa Service Level Agreement. Traduzindo, temos “Acordo de Nível de Serviço”. Esse documento é importante porque visa a deixar claro o que é esperado de cada time no que se refere à performance de cada um deles.
Por exemplo, o SLA informa quantos leads a equipe de marketing deve entregar para que a de vendas consiga bater suas metas. Tudo de acordo com os investimentos realizados em anúncios e outras estratégias de marketing. O SLA funciona como um acordo entre as partes, a fim de que cada uma delas consiga planejar-se conforme as condições preestabelecidas.
Automação de processos
A tecnologia auxilia a rotina empresarial, otimizando processos e aumentando a produtividade dos colaboradores. Por essa razão, investir na automação dos processos é fundamental para alinhar as estratégias de vendas e marketing.
Por meio da automação, as equipes conseguem unificar os dados e, consequentemente, reduzir os ruídos na comunicação. Além disso, a gestão de relacionamento com o cliente torna-se mais próxima, facilitando, assim, as negociações.
Reuniões de feedbacks
Para manter o alinhamento das equipes, as reuniões de feedbacks são essenciais, pois eliminam gargalos na comunicação e evitam contratempos. Além de apontar pontos positivos e negativos (de maneira que não desmotive os colaboradores), apresenta as métricas para que todos possam identificar as oportunidades criadas e as falhas que devem ser eliminadas do processo.
Por fim, é importante desconstruir o mito da competição entre esses dois setores, marketing e vendas, mostrando que com o vendarketing é possível manter o alinhamento das equipes. Assim, os resultados podem ser alcançados com mais facilidade.
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