O que é?
A Transformação Digital (TD) é um processo que conduz a organização a implementar uma estratégia digital de negócios. É algo que vem ocorrendo há tempos, mas que ganhou sentido de emergência nos últimos anos devido ao volume e à velocidade de inovações suportadas por tecnologias digitais.
A transformação no Sebrae
O Sebrae iniciou o complexo processo de TD há alguns anos. Chamamos de “processo”, porque não existem fórmulas prontas. Trata-se de uma construção coletiva que parte de um norte conceitual definido, mas que envolve muito aprendizado ao longo do caminho. E também é complexo, porque vai muito além do uso de tecnologias avançadas, envolve mudanças no padrão de organização e funcionamento do Sebrae.
Criamos quatro instâncias de trabalho, responsáveis por definir a estratégia e coordenar e viabilizar o processo de TD, disseminar a cultura digital pela instituição, integrar as áreas envolvidas e os ativos que compõem o ambiente digital de relacionamento com o cliente, além de propor novas soluções, produtos e conteúdos.
O funcionamento dessas instâncias se dá por meio de integração das ações, através da construção coletiva dos colaboradores do Sistema Sebrae e de uma comunicação constante entre todos, para difundir as ações e consolidar uma nova cultura, valores, estratégias e práticas associadas à TD.
Tudo isso se dá em um processo de experimentação e validação de soluções, com base numa coleta frequente e análise das informações, para o controle do programa de trabalho e das metas de desenvolvimento da TD, além do registro das atividades realizadas, para o compartilhamento das lições aprendidas, dando transparência ao processo e propiciando a otimização de esforço, tempo e recursos.
O Brasil ganha com a TD do Sebrae
O propósito da TD é criar um ecossistema colaborativo e aberto, com aplicações em rede destinadas a entregar o máximo de valor ao cliente. Isso significa menos burocracia, estruturas gerenciais mais horizontalizadas, com mais autonomia para as unidades estaduais e para os times de trabalho poderem dedicar mais tempo e energia criativa ao atendimento do pequeno negócio.
O nosso foco é continuar oferecendo produtos e serviços relevantes e conectados com as necessidades do usuário, que hoje é outro (digital, conectado e em rede) e tem mais autonomia e independência quanto à escolha de soluções em meio a uma gigantesca oferta na internet.