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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Como a transformação digital está impactando o setor imobiliário

A transformação digital traz ferramentas para imobiliárias que desejam atingir novos públicos, agilizar processos, reduzir custos e crescer o volume de negócios

· Atualizado em 06/05/2023
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O setor imobiliário sempre foi um tanto conservador na adoção de novas tecnologias. O ritmo dos negócios imobiliários, ditado pelo tempo exigido pelas visitas físicas, para rever dezenas de declarações e certidões autenticadas e reconhecidas em diversos cartórios e repartições, análises cadastrais e de crédito, pelos procedimentos cartoriais, está cada vez mais em desarmonia com o ambiente de negócios atuais. A transformação digital chegou para ficar e quanto antes os empresários do setor abraçarem as inovações, mais rápido poderão usufruir das vantagens trazidas por ela. 

As mudanças de comportamento e de expectativas dos clientes, continuamente expostos a sofisticadas experiências de consumo digitais, deixa o contraste com as imobiliárias que ainda trabalham apegadas aos métodos tradicionais ainda mais aparentes. O setor imobiliário tem um caminho longo pela frente para chegar ao nível de outros segmentos como bancos, seguros ou varejo, que embarcaram há mais tempo no processo de transformação digital, mas é urgente começar o movimento nessa direção. 

Seja por meio de e-marketplaces, plataformas de gestão integrada, realidade virtual ou aumentada e até mesmo smart contract, a tecnologia digital pode melhorar a experiência de escolha do imóvel pelo comprador, aumentar a eficiência operacional dos corretores, e oferecer níveis de personalização de serviço incomparáveis. A transição do modelo tradicional para o on-line não é simples, mas é imprescindível para as empresas se manterem relevantes na conjuntura atual. 

Tecnologia nas imobiliárias   

Acostumados a uma quantidade de burocracia e transações complexas, o setor imobiliário pode não ser o primeiro a entrar no processo de transformação digital mas, aos poucos, percebe-se que as inovações da tecnologia podem facilitar diversos processos e acelerar situações. Uma delas é a própria decisão do cliente que, cada vez mais, recorre ao digital para escolher imóveis para alugar ou mesmo comprar. A verdade é que o mundo mudou e o consumidor mudou com ele.  

A transformação digital vai muito além de construir um bom site e divulgar imóveis em redes sociais. Proporcionar experiência e facilidades ao cliente é o real foco das possibilidades oferecidas pela tecnologia. É fácil entender: um possível cliente, hoje, pode acessar a internet e visitar virtualmente, em tour 360º, imóveis dentro do que está procurando. Apenas depois de ter uma ideia das ofertas e dos valores oferecidos pelo mercado é que ele vai gastar seu precioso tempo indo na vida real, acompanhado por um corretor, aos locais já previamente selecionados. A imobiliária que não oferecer esse serviço já começa alguns passos atrasada. 

Outras estratégias que ganham espaço, aumentam as taxas de conversão e poupam tempo são: 

  • Chatbots: no contato inicial, o cliente é direcionado para o setor adequado, o tipo de imóvel que procura, região etc. O corretor entra em campo já com uma conversa avançada; 
  • Softwares: permitem contabilizar o número de visitas no site, interagir pelas redes sociais e medir desempenho de corretores; 
  • Dados: resultado do item anterior, um banco de informações bem-alimentado é de uma riqueza inigualável para tomar decisões e melhorar o desempenho; 
  • QR Code: nas placas colocadas nos imóveis, podem acelerar processos ao divulgar preços e detalhes, até mesmo levando ao tour digital; 
  • Contratos inteligentes: aplicativos de blockchain que registram as condições do contrato como código de computador, eliminando a necessidade de verificações bancárias e intermediárias, protegendo de fraudes e cortando custos; 
  • Nas nuvens: Os ERP são sistemas que permitem controlar todos as camadas e processos do negócio sem acumular montanhas de papeis e, ainda mais importante, encontrar o que procura em questão de segundos; 
  • Teleconferência: reuniões presenciais são coisa do passado ou etapas finais para fechar grandes negócios ou, então, são pura perda de tempo; 

Competir e obter sucesso no setor imobiliário atual tem como pré-requisito abraçar as novas tecnologias e entender os benefícios dos meios digitais. Não perca mais tempo: transforme-se! 

Saiba Mais: 

Como começar a transformação digital na sua imobiliária 

O mercado imobiliário e as inovações tecnológicas 

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