Você sabia que mais de 79% dos brasileiros são ativos nas redes sociais? Dentre eles, estão consumidores em busca de produtos e serviços para comprar na internet. Para fisgar potenciais clientes, veja algumas dicas do Sebrae para a sua empresa.
O primeiro ponto é o plano de negócios, que contém as informações básicas sobre seu público. Mas você pode ir além e chegar à persona, que nada mais é do que o seu público com um nível maior de detalhamento, cuja definição é feita a partir de características de compradores reais. Um exemplo é a Juliana, que tem 23 anos, é universitária e trabalha num escritório de contabilidade. Ela mora com os pais em Goiás e adorava dançar nas boates sertanejas antes do isolamento.
Saber sobre a vida de seus clientes ajuda a compreender o que eles desejam, por isso conhecer as redes sociais e ir aonde seu público está é fundamental.
Concentre seus esforços apenas nas redes em que seus clientes preferem interagir, assim você poupa o seu tempo e compartilha conteúdo de maneira assertiva. Para fazer isso, é preciso planejar: você pode começar estabelecendo objetivos, como aumentar o número de likes, de seguidores ou até mesmo a quantidade de vendas específicas naquele canal.
Também crie um calendário com datas comemorativas, períodos de promoção e conteúdos que valham a pena compartilhar. Algumas ferramentas, inclusive, permitem que você programe os posts na sua agenda digital.
Por falar em conteúdo, coloque-se no lugar do cliente para entender o que ele gostaria de receber. Uma loja de roupas, por exemplo, pode dar dicas de looks. Além disso, dados como telefone e horário de funcionamento precisam estar sempre atualizados.
Já que uma imagem vale mais do que mil palavras, invista em GIFs, memes, fotos, figuras, gráficos e vídeos. Interaja, responda seus clientes em menos de 24 horas, curta comentários e faça um filtro para apagar eventuais respostas desrespeitosas.
Fotos suas e dos funcionários nas mais diversas situações são mais que bem-vindas: elas dão um toque humanizado às relações. Use também as redes de empresas que você admira como inspiração para as suas próprias campanhas.
Depois de colocar em prática todas essas dicas, avalie a sua estratégia analisando os dados disponíveis. Com o tempo, ajuste e continue melhorando o desempenho da sua empresa. E conte com o Sebrae: no nosso site, você encontra vários cursos gratuitos, incluindo o de marketing digital, que vem com boas dicas para o seu negócio.
5 dicas para atrair mais clientes usando as redes sociais
Use as redes sociais para potencializar as suas vendas
E aproveite os cursos do SEBRAE:
Marketing digital para sua empresa: primeiros passos
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?