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Sun Apr 23 17:43:21 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Como escolher um nicho de mercado?

Quer saber como escolher o melhor nicho de mercado para você abrir seu negócio? Este conteúdo é para você, empreendedor.

· 23/03/2023 · Atualizado em 23/04/2023
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Inspirados pelo conteúdo da Olist - DNA de tecnologia com coração de varejo, selecionamos algumas dicas para você que quer realizar o sonho de abrir o seu próprio negócio, mas ainda não sabe por onde começar.

Que tal começar por um bom planejamento? Hoje vamos te mostrar uma estratégia muito utilizada para vender muito: definir o nicho de mercado. Para entender melhor essa palavrinha, que parece ser um bicho de sete cabeças, separamos algumas dicas para você aplicar em sua estratégia de ouro.

Mas o que é nicho? É uma fatia de mercado dentro de uma segmentação específica, em que os desejos e as necessidades do público ainda não foram explorados.

Se você, por exemplo, tem uma loja on-line que vende protetor solar e tem um público interessado em produtos com fator de proteção 70 e textura gel ao invés de creme, esse é um nicho de e-commerce que você pode explorar para melhorar o atendimento da sua loja virtual. Afinal, é um produto aprimorado e com valor agregado. E uma dica importante aqui é: quanto mais específico, melhor.

A estratégia de nicho é a chave para o sucesso do seu negócio, porque ele depende em grande parte do diferencial oferecido ao mercado e aos clientes da empresa. Esse diferencial fica mais fácil de ser trabalhado quando a loja segmenta o nicho. Visto que a concorrência é cada vez mais acirrada, essa estratégia é de extrema importância para garantir a sobrevivência e o crescimento da sua marca.

A importância não se resume apenas a isso. Se você conseguir encontrar uma estratégia de nicho de mercado, você pode oferecer um atendimento alinhado ao perfil do consumidor, agregar valor aos produtos e serviços oferecidos, fazer campanhas de marketing digital e publicidade com linguagens e direcionamentos corretos e ganhar destaque no segmento definido.

Agora você já entendeu o que é nicho de mercado e também o quanto ele é importante para o e-commerce. Mas como escolher o que mais combina com o seu negócio? A gente te explica o passo a passo. 

Passo 1: primeiro, você precisa avaliar a relação entre a oferta e a procura. Será que existe procura suficiente por algum produto ou serviço específico que você possa oferecer? Só assim você vai poder afirmar que tem um nicho de mercado para ser explorado.

Muitas vezes você pode ter um ou dois clientes procurando pela mesma coisa e, a princípio isso talvez não signifique nada, mas se você analisar com cuidado, pode ser uma grande oportunidade para iniciar um nicho. 

Passo 2: um dos maiores erros de quem está começando a vender na internet é querer abraçar o mundo e abranger todo o mercado. Os públicos de nicho são diferenciados e exclusivos, portanto você tem que atendê-los da melhor maneira possível. Quando você abraça todo mundo, no final, você não abraça ninguém. Então, sempre ofereça um atendimento direcionado. 

Passo 3: você precisa identificar as dores do seu público, o que incomoda o seu cliente. Esta é a melhor forma de atendê-lo. A partir disso, você deve conversar com os consumidores e entender a fundo o que buscam. Com esse entendimento, basta desenhar uma solução, e isso pode se tornar um produto ou até algo que você nunca imaginou. Durante essa fase de identificação, não é recomendado mostrar interesses comerciais, já que o público pode se sentir pressionado. 

Passo 4: não adianta focar em um nicho sem antes explorar seus concorrentes. É importante observar o quê, como, quando e por quê seus concorrentes conseguem se destacar.

Para fazer essa pesquisa, há algumas dicas que podem ajudar, como fazer cotações, comprar alguns produtos para testar, avaliar o atendimento, o tempo de entrega, o valor do frete, as formas de pagamento, a qualidade dos materiais, entre outros aspectos. Assim, fica mais fácil ter ideias do que vender na internet para atender a esse determinado nicho e mais simples de implementar práticas do mercado no segmento e se destacar.

Passo 5: depois de encontrar o nicho, é importante estar atento às mudanças do mercado e fazer uma subsegmentação caso necessário, para que você se torne líder de mercado de uma fatia menor, mas super exclusiva. São os chamados micro nichos. Para isso, é importante escutar o público e definir se será preciso subsegmentar o seu negócio.

Passo 6: use a tecnologia a seu favor. A segmentação de mercado é uma tarefa de marketing, mas muitas vezes é possível fazê-la sozinho, usando ferramentas disponíveis na internet que podem te ajudar a localizar exemplos de nichos de mercado, de forma gratuita. Alguns exemplos são o Google Trends e o Analytics. É importante aproveitá-las a seu favor para não ficar para trás.

Identificar um nicho específico permite que a empresa concentre seus recursos e esforços em atender às necessidades únicas do público-alvo, criando uma conexão mais forte e duradoura com os clientes. Além disso, a segmentação de nicho pode levar a maiores taxas de conversão e fidelização, uma vez que os consumidores tendem a se sentir mais valorizados quando uma empresa se concentra em suas necessidades específicas.

No entanto, a segmentação de nicho não é uma tarefa fácil. É preciso fazer uma pesquisa cuidadosa para identificar um nicho que seja adequado para o negócio e que ainda não esteja saturado de concorrentes. Além disso, a empresa precisa estar preparada para se adaptar às necessidades em constante mudança dos consumidores, já que os nichos de mercado podem surgir e desaparecer rapidamente. A segmentação de nicho pode ser um processo desafiador, mas as empresas que são capazes de identificar e atender às necessidades únicas de seus clientes têm uma grande vantagem competitiva no mercado.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Planejamento estratégico para empreendedores.

Comunicação e relacionamento com seus clientes.

Essas foram algumas dicas para você aplicar entender o conceito de nicho e como adotar essa estratégia. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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