this is an h1

this is an h2

Sat May 13 01:09:07 BRT 2023
Mercado e Vendas | PESQUISA DE MERCADO
Como fazer pesquisa de mercado?

Separamos dicas práticas para você aprender como a pesquisa de mercado pode influenciar nas vendas.

· Atualizado em 13/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Hoje, a gente vai falar sobre como fazer uma boa pesquisa de mercado. Uma pesquisa de mercado é importante para que você conheça muito bem os seus clientes e o seu ramo. Com isso, a sua empresa se tornará cada vez mais forte. A pesquisa de mercado vai fornecer os dados para que você tome decisões, corrija erros, invista melhor. As possibilidades que você pode gerar a partir dessas informações são enormes!

Um dos métodos para uma pesquisa de mercado é a abordagem mais direta com o seu cliente. Ele sempre vai ser o ponto-chave da sua pesquisa, não se esqueça disso! Nesse método mais direto, você cria algumas perguntas sobre o seu negócio. Atendimento, preço, qualidade, e pós-venda, por exemplo. Você pode perguntar o que que ele acha do seu modo de atendimento, quais são as áreas que ele sugere que melhorem, se o seu preço está adequado. Na abordagem mais direta, você pode entrar em contato com o seu cliente por diversos meios. Pessoalmente, por telefone, por e-mail, pelas redes sociais.

Outro modelo de pesquisa tem uma abordagem indireta. Aí, você vai pesquisar os dados de empresas e instituições que já estudaram o seu ramo de negócio e o perfil dos clientes. Uma delas pode ser o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Muitas pesquisas estão disponíveis na internet e têm dados muito interessantes, viu? Só que, neste caso, como a gente está falando de uma pesquisa mais generalizada, a desvantagem desse modelo é que você não vai ter dados personalizados e focados exatamente nos seus clientes. Mas, a vantagem é que você não terá muitos gastos, nem de tempo e nem de dinheiro para conseguir essas informações. O Sebrae São Paulo também disponibiliza alguns estudos e técnicas para você desenvolver uma ótima pesquisa de mercado. Entre no nosso site e dê uma olhada!

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Curso Comunicação e relacionamento com seus clientes

Compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.

Curso Criatividade 

Criatividade e sucesso nos negócios! O passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.

Essas foram algumas das principais informações sobre a definição de metas e objetivos no varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?