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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Como funciona o contrato de comércio eletrônico com os Correios?

Um dos desafios do e-commerce é a sua logística, por isso é necessário ter parceiros de entregas que garantam o prazo e um custo de frete interessante.

· 06/07/2022 · Atualizado em 15/07/2022
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Atrasos podem gerar insatisfação e prejudicar a imagem da sua marca na internet, influenciando negativamente outros possíveis compradores.

Pensando nisso, o Sebrae separou algumas dicas de como você pode ter sucesso na hora de entregar o produto da sua loja virtual:

  • Opções de entrega

Para evitar transtornos, avalie qual das opções de entrega disponíveis se adapta melhor ao seu comércio e serviço.

Independentemente da modalidade que você escolher, o mais importante é manter o cliente informado sobre a movimentação do produto que ele adquiriu. Se ocorrer algum atraso, a empresa deve comunicar o comprador.

  • Estado do produto entregue

Uma entrega de qualidade também depende do estado em que o produto chega ao seu destino final.

Lembre-se de investir na proteção com plástico-bolha ou outra embalagem reforçada que proteja o produto do seu cliente contra quedas ou qualquer dano que possa acontecer no meio do percurso.

Os Correios possuem um contrato para comércio eletrônico que pode ajudar bastante o empreendedor, oferecendo acesso à uma plataforma que otimiza o envio das encomendas.

Algumas regras são fixas, porém:

  1. Você envia suas encomendas e, no final do mês, recebe uma fatura para pagar;
  2. Não existe limite mínimo de encomendas;
  3. Existe um limite máximo do valor da fatura, como se fosse seu limite de crédito com os correios;
  4. Ao atingir esse limite, você precisa quitar a fatura para continuar enviando encomendas naquele mês;
  5. A formalização do contrato é um pouco demorada, podendo levar de 60 a 90 dias;
  6. Para ter um contrato nos Correios para e-commerce é preciso, primeiro, analisar sua média de volume de vendas, pois existe um teto mínimo para a contratação de cada serviço.

Atualmente, as tarifas são:

PAC:

Sedex:

e-Sedex:

R$ 127,40

R$ 123,43

R$ 1.142,11

Confira alguns benefícios de contratar os Correios para e-commerce:

  • Acesso ao DNE dos Correios;
  • Facilidade no cálculo de frete e prazo de entrega;
  • Uso do Sistema SIGEP Web;
  • Opção de coleta de mercadoria para postagem;
  • Acesso ao rastreio de encomendas;
  • Realização da logística reversa facilitada.

Quais as soluções para a sua empresa ao contratar os Correios?

  1. Click and collect;
  2. Rastreador;
  3. Pagamento na entrega;
  4. Logística Reversa;
  5. Preços e Prazos;
  6. LOG +.

Afinal, como fazer o contrato com os Correios?

Todo processo para contratar os Correios para e-commerce é feito através do site da instituição.

Faça seu cadastro no IdCorreios

Acesse a página do IdCorreios e preencha o formulário de cadastro informando alguns dados sobre o seu negócio.

Escolha os serviços e leia os termos de adesão

Nessa segunda etapa, é necessário escolher os tipos de serviços de entrega que você deseja contratar para oferecer aos clientes.

Depois, leia os termos e condições de adesão com atenção, para ficar ciente dos direitos e deveres, e concorde para prosseguir para a próxima etapa.

Assine o termo de contrato

O próximo passo é fazer o download do PDF do termo de contrato e assiná-lo com o seu certificado digital.

Aguarde o recebimento do cartão Correios Fácil

Você deve aguardar o recebimento do cartão Correios Fácil no endereço cadastrado para começar a usar o serviço de entrega no seu e-commerce.

Podemos concluir, então, que vale a pena fazer um contrato com os Correios. O único ponto de atenção é em relação à taxa mínima mensal, isenta nos dois primeiros meses, que dá acesso a descontos para o envio das mercadorias.

O Sebrae possui conteúdos e cursos gratuitos completos que podem te auxiliar durante todas as tomadas de decisões. Acesse:

Conheça opções de logística para e-commerce.

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