Um dos desafios do e-commerce é a sua logística, por isso é necessário ter parceiros de entregas que garantam o prazo e um custo de frete interessante.

Atrasos podem gerar insatisfação e prejudicar a imagem da sua marca na internet, influenciando negativamente outros possíveis compradores.
Pensando nisso, o Sebrae separou algumas dicas de como você pode ter sucesso na hora de entregar o produto da sua loja virtual:
- Opções de entrega
Para evitar transtornos, avalie qual das opções de entrega disponíveis se adapta melhor ao seu comércio e serviço.
Independentemente da modalidade que você escolher, o mais importante é manter o cliente informado sobre a movimentação do produto que ele adquiriu. Se ocorrer algum atraso, a empresa deve comunicar o comprador.
- Estado do produto entregue
Uma entrega de qualidade também depende do estado em que o produto chega ao seu destino final.
Lembre-se de investir na proteção com plástico-bolha ou outra embalagem reforçada que proteja o produto do seu cliente contra quedas ou qualquer dano que possa acontecer no meio do percurso.
Os Correios possuem um contrato para comércio eletrônico que pode ajudar bastante o empreendedor, oferecendo acesso à uma plataforma que otimiza o envio das encomendas.
Algumas regras são fixas, porém:
- Você envia suas encomendas e, no final do mês, recebe uma fatura para pagar;
- Não existe limite mínimo de encomendas;
- Existe um limite máximo do valor da fatura, como se fosse seu limite de crédito com os correios;
- Ao atingir esse limite, você precisa quitar a fatura para continuar enviando encomendas naquele mês;
- A formalização do contrato é um pouco demorada, podendo levar de 60 a 90 dias;
- Para ter um contrato nos Correios para e-commerce é preciso, primeiro, analisar sua média de volume de vendas, pois existe um teto mínimo para a contratação de cada serviço.
Atualmente, as tarifas são:
PAC: |
Sedex: |
e-Sedex: |
R$ 127,40 |
R$ 123,43 |
R$ 1.142,11 |
Confira alguns benefícios de contratar os Correios para e-commerce:
- Acesso ao DNE dos Correios;
- Facilidade no cálculo de frete e prazo de entrega;
- Uso do Sistema SIGEP Web;
- Opção de coleta de mercadoria para postagem;
- Acesso ao rastreio de encomendas;
- Realização da logística reversa facilitada.
Quais as soluções para a sua empresa ao contratar os Correios?
- Click and collect;
- Rastreador;
- Pagamento na entrega;
- Logística Reversa;
- Preços e Prazos;
- LOG +.
Afinal, como fazer o contrato com os Correios?
Todo processo para contratar os Correios para e-commerce é feito através do site da instituição.
Faça seu cadastro no IdCorreios
Acesse a página do IdCorreios e preencha o formulário de cadastro informando alguns dados sobre o seu negócio.
Escolha os serviços e leia os termos de adesão
Nessa segunda etapa, é necessário escolher os tipos de serviços de entrega que você deseja contratar para oferecer aos clientes.
Depois, leia os termos e condições de adesão com atenção, para ficar ciente dos direitos e deveres, e concorde para prosseguir para a próxima etapa.
Assine o termo de contrato
O próximo passo é fazer o download do PDF do termo de contrato e assiná-lo com o seu certificado digital.
Aguarde o recebimento do cartão Correios Fácil
Você deve aguardar o recebimento do cartão Correios Fácil no endereço cadastrado para começar a usar o serviço de entrega no seu e-commerce.
Podemos concluir, então, que vale a pena fazer um contrato com os Correios. O único ponto de atenção é em relação à taxa mínima mensal, isenta nos dois primeiros meses, que dá acesso a descontos para o envio das mercadorias.
O Sebrae possui conteúdos e cursos gratuitos completos que podem te auxiliar durante todas as tomadas de decisões. Acesse:
Conheça opções de logística para e-commerce.
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